Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Portugal vence Itália e apura-se para o Mundial de futsal

A seleção portuguesa de futsal qualificou-se este domingo para o Mundial2020, ao golear a Itália, por 4-1, em partida da última jornada do Grupo A da Ronda de Elite, que decorreu desde quinta-feira na Póvoa de Varzim.

José Reis
02 de Fevereiro de 2020 às 20:27
  • ...
Fábio Cecílio (11 minutos), Pany Varela (17) e um 'bis' de Ricardinho (40) selaram a sexta presença consecutiva lusa, após as participações em Guatemala2000, onde conquistou a medalha de bronze, Taiwan2004, Brasil2008, Taliândia2012 e Colômbia2016, enquanto Sergio Romano apontou o golo de honra dos transalpinos nos derradeiros segundos.

Portugal, terceiro colocado da hierarquia mundial, venceu a 'poule', com sete pontos, relegando a surpreendente Finlândia (21.ª), segunda colocada, com cinco, para um 'play-off' que vai determinar em abril as últimas duas vagas europeias.

Oitava do 'ranking', a Itália partiu para a derradeira ronda na liderança, mas acabou por descer ao terceiro posto, com quatro pontos, e ficou arredada do Mundial da Lituânia, tal como a Bielorrússia (19.ª), que cedeu hoje perante os nórdicos (4-2) e saiu sem pontuar.

Além da anfitriã Lituânia, Portugal, Rússia e mais quatro seleções europeias, também estarão presentes nas cidades de Kaunas, Vilnius e Klaipeda, entre 12 de setembro e 04 de outubro, cinco países asiáticos, três africanos, quatro da América do Norte, Central e Caraíbas, quatro sul-americanos e as Ilhas Salomão, campeã continental da Oceânia.

Os pupilos de Jorge Braz, com João Matos a render André Coelho, impuseram desde cedo uma manobra dinâmica e asfixiante, que ia espoletando sucessivos momentos de finalização, incluindo um remate de Ricardinho que agitou os dois postes ao nono minuto.

O nulo seria desfeito dois minutos depois, numa combinação entre o dono da camisola dez e Bruno Coelho, finalizada com um desvio subtil do fixo Fábio Cecílio em plena área, que contrariou a ineficácia manifestada pelos portugueses nos embates anteriores.

Anestesiada pelo domínio das 'quinas', a Itália socorreu-se da meia distância de Alex Merlim para examinar os reflexos de André Sousa, mas sofreu nova contrariedade aos 17 minutos, quando Pany Varela assinou recarga vitoriosa à investida de Ricardinho.

O ritmo baixou no reatamento, sem implicar mudanças drásticas no jogo, que ditou uma exibição madura de Portugal, assente num bloco coeso, que a Itália procurou ludibriar nos oito minutos finais com recurso ao guarda-redes avançado Sergio Romano.

Mauro Canal e Alex Merlim tiveram oportunidades flagrantes, mas o ala do Sporting deitou tudo a perder à entrada para o derradeiro minuto, ao ser expulso por travar o isolado Ricardinho, que ainda foi a tempo de ampliar a superioridade lusa em dose dupla.

Entre os festejos 'verde-rubros' e com doze segundos por jogar, Sergio Romano mostrou arrojo para disfarçar a falta de soluções italianas, cujo desempenho irreconhecível escancarou o segundo triunfo português nos 18 confrontos entre os dois países.



Jogo no Pavilhão de Desportos Municipal da Póvoa de Varzim, na Póvoa de Varzim.

Itália - Portugal, 1-4.

Ao intervalo: 0-2.



Marcadores:

0-1, Fábio Cecílio, 11 minutos.

0-2, Pany Varela, 17.

0-3, Ricardinho, 40.

0-4, Ricardinho, 40.

1-4, Sérgio Romano, 40.



Equipas:

- Itália: Stefano Mammarella, Marco Ercolessi, Murilo, Alex Merlim e Mauro Canal. Jogaram ainda Victor Mello Rossi, Sergio Romano, Carmelo Musumeci, Massimo De Luca, Marcelo e Julio de Oliveira.

Treinador: Alessio Musti.

- Portugal: André Sousa, Cardinal, Bruno Coelho, João Matos e Ricardinho. Jogaram ainda Edu, André Coelho, Nilson, Fábio Cecílio, Pedro Cary, Pany Varela, Tiago Brito e Miguel Ângelo.

Treinador: Jorge Braz.



Árbitros: David Apezteguia (Espanha) e Javier Reina (Espanha).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Marcelo (15) e André Coelho (24). Cartão vermelho direto para Alex Merlim (40).

Ver comentários
Saber mais Portugal Itália Pavilhão de Desportos Municipal da Póvoa de Varzim Guatemala2000 Fábio Cecílio Ricardinho André Sousa Pany Varela André Coelho Taiwan2004 Brasil2008 Taliândia2012 Bruno Coelho Colômbia2016 Sergio Romano Alex Merlim Jorge Braz Mauro Canal João Matos desporto futsal
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio