Notícia
Portugal e Espanha querem organizar mundial de futebol de 2030
As federações de de futebol de Portugal e Espanha dizem que os governos dos dois países estão a par do processo.
A Federação Portuguesa de Futebol anunciou no site oficial que vai iniciar com a Federação Espanhola "um vasto processo de análise sobre a possibilidade de apresentar uma candidatura conjunta para a organização do Campeonato do Mundo de 2030".
Em comunicado publicado no seu site, a FPF diz que "Federação Portuguesa de Futebol e a Real Federação Espanhola de Futebol realizaram uma série de reuniões nas últimas semanas" com vista a avançar com esta candidatura conjunta.
"É ainda oportuno comunicar que os Governos dos dois países estão a par deste processo e serão obviamente cruciais nos próximos desenvolvimentos", acrescenta a mesma fonte.
Fonte da FPF disse à Lusa que o presidente do organismo, Fernando Gomes, fixou como uma "linha vermelha intransponível" o facto de que não será construído "nem um estádio" para o evento, devendo ser aproveitado todo o investimento do Euro2004.
Também a federação espanhola emitiu um comunicado com exatamente a mesma mensagem.
A imprensa tem nos últimos mess avançado com esta possibilidade de candidatura conjunta, mas que também incluia Marrocos.
Esta é a primeira vez que há uma confirmação oficial do lado espanhol e português, sendo que a opção por incluir o país africano terá ficado pelo caminho.
Portugal nunca organizou um campeonato do mundo de futebol. Poderá agora acontecer 26 anos depois de ter organizado um europeu pela primeira vez.