Notícia
Conheça os adversários dos 3 grandes na Liga dos Campeões
O Benfica irá defrontar o Zenit e o Mónaco e reencontra o Bayer Leverkusen, clube que eliminou há duas épocas na Liga Europa. O Porto irá deslocar-se a leste para jogar contra o Shaktar de Donetsk e o Bate Borisov e, por fim, enfrentará os bascos do Athletic de Bilbao. Já o Sporting jogará contra o Chelsea de José Mourinho, os alemães do Shalke 04 e os eslovenos do Maribor.
Já são conhecidas as equipas que FC Porto, SL Benfica e SC Portugal irão encontrar na fase de grupos da edição 2014-2015 da Liga dos Campeões, que este ano terminará com a final de Berlim. O sorteio que decorreu no Principado do Mónaco ditou que os dragões, naquela que é já a décima nona participação na mais importante prova de clubes da UEFA, vão defrontar, no Grupo H, os ucranianos do Shaktar de Donetsk, os espanhóis do Athletic de Bilbao e os bielorussos do Bate Borisov. Numa altura em que a região de Donetsk permanece fustigada pelos confrontos entre o exército ucraniano e os rebeldes separatistas, fica em dúvida o local para a realização dos jogos em casa do Shaktar.
O Benfica, depois de duas idas consecutivas à final da Liga Europa, será o cabeça de série do Grupo C onde vai encontrar dois treinadores portugueses. Os encarnados terão assim pela frente o Zenit de São Petersburgo, treinado pelo português André Villas-Boas, o Mónaco de Leonardo Jardim e ainda os alemães do Bayer Leverkusen, equipa que as águias eliminaram na edição da Liga Europa de há duas épocas.
Já o Sporting assinala o regresso à Liga dos Campeões, cuja última participação na fase de grupos remonta à época 2008-2009, contra o Chelsea de José Mourinho, os alemães do Shalke 04 e os eslovenos do Maribor.
Os campeões em título, os espanhóis do Real Madrid de Cristiano Ronaldo, encabeçam o Grupo B que conta ainda com o Basileia, treinado pelo também português Paulo Sousa, o Liverpool e o Ludogorets da Bulgária.
No Grupo A, os finalistas derrotados na final da última Liga dos Campeões, o Atlético de Madrid, encontra os italianos da Juventus, os gregos do Olympiacos e o Malmö da Suécia. O Arsenal, o Borussia Dortmund, o Galatasaray e o Anderlecht contituem o Grupo D.
O destaque principal vai para o Grupo E, aquele que será seguramente o "grupo da morte" da edição 2014-2015 da principal competição de clubes do mundo. O Bayern de Munique de Pep Guardiola encontra os campeões ingleses do Manchester City, os russos do CSKA de Moscovo e os vice-campeões italiano da AS Roma, que continuam a ser liderados pelo veterano capitão Francesco Totti.
Por fim, no Grupo F o Barcelona irá defrontar os campeões franceses do Paris Saint-Germain, os holandeses do Ajax e os cipriotas do Apoel.
Homenagem a Eusébio e CR7 melhor jogador da Europa
Já no final do sorteio, Cristiano Ronaldo juntou mais um prémio à já longa lista de distinções. Desta feita, o CR7 venceu o prémio de melhor jogador a actuar na Europa em 2013-2014, um troféu que o avançado português nunca havia conquistado.
Na votação levada a cabo pela European Sports Media, Cristiano Ronaldo superou o holandês Arjen Robben e o alemão Manuel Neuer, para o que terão contribuído os 17 golos registados por Ronaldo na última edição da Liga dos Campeões, o recorde da competição.
Ainda antes da cerimónia que antecedeu o sorteio propriamente dito o destaque também foi para um português. Eusébio da Silva Ferreira juntamente a Alfredo Di Stefano, que morreram já em 2014, foram homenageados pela organização que tutela o futebol europeu. Tanto Eusébio como Di Stefano foram homenageados enquanto dois dos mais importantes futebolistas da história do futebol mundial.
(Notícia actualizada às 18h30m com mais informação)