Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Porto bate 223 concorrentes e ganha concurso mundial da Saint-Gobain na Finlândia

Depois do segundo lugar conseguido na edição do ano passado, a equipa da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto venceu a fase internacional do concurso de estudantes promovido pela multinacional francesa, com projeto de transformação de um espaço em Helsínquia.

13 de Junho de 2024 às 15:07
  • 1
  • ...

Os estudantes da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, Francisco Peneda Ferreira, Pedro Tiago Gaspar e João Pedro Henriques, conquistaram a 19.ª edição do prestigiado Concurso de Estudantes de Arquitetura Saint-Gobain.

 

Depois de os seus colegas Rafael Vieira Gonçalves e Mariana Almeida e Sousa terem arrecadado o segundo lugar na edição do ano passado, Portugal arrebata agora, pela primeira vez, o primeiro prémio da fase final deste concurso, tendo os vencedores sido anunciados durante um evento realizado pela multinacional francesa em Helsínquia, entre os dias 10 e 12 de junho.

 

Porquê na capital da Finlândia? Porque os estudantes de todo o mundo foram desafiados, nesta edição do concurso, a pensaram num projeto arquitetónico para transformar um espaço urbano/rural pertencente à Universidade de Helsínquia, localizado na zona de Viikki, nos arredores da cidade.

De um total de 224 universidades participantes, de 29 países, o projeto "Sieni Park", da autoria dos três estudantes da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, foi o grande vencedor, tendo o segundo prémio sido atribuído ao projeto polaco "Rurban Habitat" e o terceiro ao sul-coreano "From Boundary to Gateway".

 

"O projeto ‘Sieni Park’, proposto pela equipa portuguesa, está enraizado na cultura finlandesa e no seu sentido de comunidade", oferecendo "um refúgio tranquilo em Viikki, ligando casas, locais de trabalho e o campus universitário nas proximidades", descreve a Saint-Gobain, em comunicado.

Júri: "A integração do edifício antigo na arquitetura geral foi perfeita"

 

Aos olhos da multinacional francesa, o projeto portuense "combina estruturas antigas e novas num design coerente que assenta em três pilares fundamentais: sustentabilidade, inovação e conforto. Assim, cria-se um projeto futurista, duradouro, de baixa energia incorporada, que honra e desenvolve a tradição local de práticas de construção ecológicas", enaltece a Saint-Gobain.

Já o painel de jurados que avaliou os projetos justificou a escolha do projeto português considerando que, "em termos de planeamento urbano, detalhes arquitetónicos e qualidade geral, a solução é abrangente e de alto nível", realçando o facto de o edifício apresentar "uma proposta de fachada interessante, possivelmente ainda aperfeiçoável devido às condições climáticas adversas do local", sinalizou.

 

"A composição urbana é inovadora e a estrutura em madeira é sofisticada. Importa referir que a integração do edifício antigo na arquitetura geral foi perfeita, e as soluções de sustentabilidade foram integradas na proposta desde o início, em vez de serem uma consideração posterior", assinalou, ainda, o painel de jurados do concurso.

Saint-Gobain em Portugal: sete fábricas, um centro de I&D e mais de 600 trabalhadores

Vasco Pereira, diretor da Academia Saint-Gobain e gestor do concurso em Portugal, sublinhou a participação ganhadora de Portugal nesta iniciativa: "É com enorme satisfação que ano após ano recebemos projetos de estudantes de arquitetura de todo o mundo, que honram o compromisso da Saint-Gobain com a promoção da arquitetura sustentável. Particularmente este ano, verificar que um projeto português vence este concurso atesta a qualidade e a diferenciação dos nossos estudantes a nível mundial", concluiu.

 

Fabricante e distribuidora de materiais e serviços para os mercados da construção e industriais, a Saint-Gobain detém em Portugal 11 empresas, sete fábricas e um centro de I&D, em Aveiro, contando com mais de 600 trabalhadores.

 

A nível global, com presença em 76 países, o grupo francês emprega cerca de 160 mil pessoas e fechou o exercício de 2023 com uma faturação de 47,9 mil milhões de euros.

Ver comentários
Saber mais "sieni Park" faculdade de arquitetura universidade do porto saint-gobain concurso
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio