Notícia
Sonae quer abrir até 60 lojas Bom Dia. Investimento pode chegar a 625 milhões até 2021 (correção)
A Sonae SGPS prevê abrir até 60 lojas de proximidade até 2021. O plano de investimento na área alimentar, que conta também com a abertura de novas lojas Continente, aponta para um valor de até 625 milhões de euros.
A Sonae SGPS publicou uma apresentação sobre o seu plano estratégico para os próximos anos, com objetivos traçados nas diversas áreas.
No retalho, a empresa liderada por Cláudia Azevedo prevê abrir entre 50 e 60 lojas Bom Dia e entre 4 e 8 hipermercados Continente.
As previsões da Sonae MC apontam para que o investimento nos próximos anos ascenda a um total de 625 milhões de euros, com até 280 milhões a serem canalizados para a expansão do negócio.
A margem de EBITDA deverá estabilizar, adianta a empresa na apresentação publicada através da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
No que toca à Sonae Sierra, a empresa já inaugurou o primeiro centro comercial na Colômbia e tem como objetivo reforçar a presença em Marrocos.
Já em relação à Worten, os objetivos passam por "consolidar a liderança" no mercado nacional e "melhorar a rentabilidade em Espanha", assume a empresa de retalho eletrónico.
A Sonae Fashion, que inclui a Salsa, a Zippy, a Losan e a Mo, alcançou um crescimento médio anual das receitas de 4% para 385 milhões nos últimos 12 meses, com as vendas internacionais a representarem 42%, e um EBITDA de 37 milhões de euros. Quanto ao futuro, os objetivos traçados passam por se tornar "mais internacional", "mais digital" e "mais rentável".
No segmento de retalho de desporto, as previsões apontam para que "no médio prazo" as receitas ascendam a mil milhões de euros, o EBITDA aos 100 milhões e o número de lojas aumente para 500. As marcas da Sonae neste mercado são a Sport Zone, Sprinter, JD e a Size.
(Sonae corrigiu valor do investimento de manutenção de 425 para 325 milhões de euros, pelo que o investimento total é de 625 milhões de euros e não 725 milhões de euros)