Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Um CFO britânico e um administrador de crédito. Conheça a nova liderança do Novo Banco

O Novo Banco deu esta semana a conhecer a composição do conselho de administração executivo do próximo mandato. Mark Bourke assumirá funções como CEO, substituindo António Ramalho, e Leigh Bartlett será o novo diretor financeiro.

Mark Bourke

Mark Bourke

Novo CEO do Novo Banco, subindo das anteriores funções de CFO. Antes de se juntar ao Novo Banco, Mark Bourke foi CFO do Allied Irish Banks e membro da Equipa de Liderança do AIB, de 2014 a 2019. Começou a sua carreira na PwC em 1989 e em 2000 juntou-se ao IFS Group como Administrador Financeiro, sendo promovido a CEO do grupo em 2006.

Leigh Bartlett

Leigh Bartlett

Leigh Bartlett é CEO do Masthaven Bank desde 2020, depois de desempenhar funções como CFO do banco entre 2019 e 2020. Foi previamente CFO do RBS UK Retail e do RBS Insurance entre 2008 e 2011, CFO do Westpac Banking Corporation entre 2011 e 2015 e CFO da Williams & Glyn (RBS Group) entre 2015 e 2017. Foi também CFO do FNZ Group depois de 2017. Vai agora desempenhar funções de CFO do Novo Banco.

Luís Ribeiro

Luís Ribeiro

Luís Ribeiro mantém as funções e responsabilidades como Chief Commercial Officer Retail (CCOR). Foi nomeado e aprovado como membro do CAE do Novo Banco e CCOR em setembro de 2018. Luís Ribeiro tem mais de 25 anos de experiência na área comercial do Banco, em particular no segmento de retalho, tendo assumido a liderança do departamento de médias empresas e PME (Sul) de 2015 a 2018. Desempenha, desde 2018, funções de Chief Commercial Officer Retail do Novo Banco. Ao longo da sua carreira, Luís Ribeiro tem tido a oportunidade de participar em vários projetos estratégicos, inovadores e de reestruturação, endereçando novas abordagens segmentação de clientes, conceitos de balcões inovadores, novos modelos comerciais, integração de negócios adquiridos, entre outros.

Andrés Baltar

Andrés Baltar

Andrés Baltar mantém as funções e responsabilidades como Chief Commercial Officer Corporate (CCOC). Foi nomeado e aprovado como membro do CAE do novobanco e CCOC em dezembro de 2020. Tem mais de 20 anos de experiência no Barclays Bank e Novo Banco. Durante este período, trabalhou em diferentes projetos em Portugal e antes de integrar o novobanco foi Head of Corporate Banking do Barclays Europe. Nesta função, foi membro do Comité Executivo do Barclays Europe, tendo participado em diferentes comités como Risco e Controlo, Ativos e Passivos, Crédito e Capital. Com o novo mandato do CAE, Andrés Baltar prepara-se para continuar a desenvolver e incrementar o franchise de empresas e PME do banco.

Luísa Soares da Silva

Luísa Soares da Silva

Luísa Soares da Silva mantém as funções e responsabilidades como Chief Legal Compliance Officer (CLCO), tendo sido nomeada e aprovada, pela primeira vez, como membro do CAE do Novo Banco na função de CLCO em abril de 2017. Antes de integrar a equipa do Novo Banco, Luísa Soares da Silva possuía mais de 25 anos de experiência profissional, como advogada e sócia, na Sociedade de Advogados Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados, uma das principais sociedades de advogados em Portugal. As áreas de especialização incluem a assistência jurídica a instituições financeiras e seguradoras nos mais diversos aspetos das respetivas atividades empresariais, incluindo atividade bancária e regulamentar (Portuguesa e Europeia), compliance, corporativo, governação e reestruturações operacionais, fusões e aquisições.

Carlos Brandão

Carlos Brandão

Carlos Brandão foi aprovado como o próximo Chief Risk Officer (CRO) do Novo Banco. É, desde julho de 2017, o Responsável de Risco do banco, reportando ao atual CRO, tendo sido identificado, nos processos internos do plano de sucessão realizados nos últimos anos, como um talento-chave e o sucessor do atual CRO. Antes de integrar a equipa do novobanco, Carlos Brandão desempenhou funções de Risk Director no Banco Santander Totta, assim como CRO e CEO do Barclays Bank em Portugal. Carlos Brandão irá assumir as atuais funções e responsabilidades do CRO, incluindo Head of Global Risk, modelos de rating compreendendo taxonomia ESG, Model Validation Office e Cyber Security Office.

Rui Fontes

Rui Fontes

A posição de Chief Credit Officer (CCO) - um novo cargo na administração executiva do Novo Banco - será ocupado por Rui Fonte. Este será responsável pelas matérias relacionadas com o crédito (nomeadamente grandes empresas e PME), incluindo a recuperação. Esta nova função de crédito será responsável pelo cumprimento das novas regulamentações e normas de crédito estabelecidas pelo BCE/EBA. Os atuais departamentos de Recuperação de Crédito Empresas, Recuperação de Crédito Retalho e Crédito, que reportam atualmente ao CEO, serão transferidas para o CCO. Adicionalmente, o Business Monitoring (Workout) que reporta ao CCOC será transferido para o CCO, assegurando que as competências de restruturação ficam concentradas sob a responsabilidade de apenas um membro do CAE.

08 de Maio de 2022 às 15:00
  • ...
Ver comentários
Saber mais Novo Banco
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio