Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Portugueses guardam 156 milhões de euros em notas de escudos

Quase década e meia depois da entrada em vigor do euro, há quase 20 milhões de notas de escudo que ainda nunca foram trocadas no Banco de Portugal, escreve o Público.

14 de Março de 2016 às 10:30
  • ...

Há 19,6 milhões de notas, de 500 a 10.000 escudos, que ainda não foram trocadas, 14 anos depois da introdução da moeda única em Portugal com a taxa de conversão para 1 euro fixada em 200,482 escudos. Em valor, essas notas que ainda podem ser trocadas – as de 20, 50 e 100 escudos já perderam a validade – representam um valor equivalente a 156,1 milhões de euros, segundo os dados do Banco de Portugal referentes a Dezembro de 2015.

 

Segundo noticia o Público na edição desta segunda-feira, 14 de Março, o maior valor acumulado nas gavetas e nos cofres dos portugueses, equivalente a 39% do total, é referente às notas de 5.000 escudos (na imagem está a última versão que circulou). Já em quantidade destacam-se as oito milhões de notas de 500 escudos que continuam por trocar, segundo a contabilização do banco central. O prazo de troca da moeda metálica de escudo terminou logo a 31 de Dezembro de 2002.

 

No ano passado, os portugueses entregaram cerca de 75 mil notas nos balcões de tesouraria do Banco de Portugal, sobretudo de 5.000 escudos, tendo recebido em troca perto de 1,2 milhões de euros. Os prazos para a troca de notas de escudo é de 20 anos "a partir da data da retirada de circulação da chapa a que a nota pertence". Ou seja, há várias datas-limite para a troca, sendo que a mais longa termina em 2022. Ainda se recorda de como eram algumas das notas de escudo, adoptado depois da proclamação da República?

 

E onde estão afinal esses quase 20 milhões de notas? A peça do jornal Público elenca as várias hipóteses: "coleccionismo, algum saudosismo (elemento de recordação), turistas que levaram as notas consigo antes de 2002, desconhecimento da possibilidade de converter estes valores, inércia e desinteresse, ou dinheiro que ficou guardado e nunca mais ninguém se lembrou".

Ver comentários
Saber mais Escudo notas euro Banco de Portugal
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio