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Oito em cada dez bancos usam inteligência artificial para otimizar processos
Concessão de crédito, prevenção de fraude ou leitura de documentos são algumas das finalidades. Conclusões são de um estudo internacional da Minsait, uma empresa de tecnologias de informação do grupo Indra.
Oito em cada dez bancos estão a recorrer a inteligência artificial para otimizarem processos internos, conclui um estudo internacional da Minsait, uma empresa de tecnologias de informação do grupo Indra.
Cerca de seis em cada dez (56%) instituições bancárias usam a inteligência artificial para usos específicos como melhoria de processamento de transações, gestão de aplicações ou leitura automática de documentos, de acordo com um comunicado que cita as principais conclusões do estudo (que pode ser consultado aqui).
Na área de gestão de risco e 'compliance', um terço das organizações implementam inteligência artificial para a deteção de alertas, processos de admissão, concessão e monitorização de crédito ou prevenção de fraude e branqueamento de capitais.
Quase metade das empresas utiliza IA para melhorar a relação com os clientes, fornecer serviços mais personalizados ou "cobrir uma quota de mercado até agora reservada apenas à banca privada ou de empresa".
"Apesar dos notáveis progressos tecnológicos alcançados pelo crescimento da inteligência artificial no setor, existem ainda certas barreiras que devem ser ultrapassadas para garantir uma correta adoção e integração da digitalização, como a falta de um quadro regulamentar estável, a ausência de infraestruturas tecnológicas nas instituições e a escassez de profissionais qualificados", lê-se no comunicado.
O objetivo do estudo foi abordar o contexto e o grau de adoção de inteligência artificial pelas empresas e administrações públicas. Segundo dados solicitados pelo Negócios, "foi analisada a informação facultada por mais de 900 organizações de vários países, incluindo Portugal, de 15 setores de atividade diferentes".