Notícia
Montepio negoceia unidade de crédito com potencial comprador do ActivoBank
A gestora de fundos inglesa Cabot Square está em negociações para ficar com o Montepio Crédito. Também está a semanas de conhecer a decisão sobre a venda do ActivoBank pelo BCP.
O Montepio está em processo de venda da unidade de crédito especializado. Na corrida está a gestora de fundos inglesa que está em negociações exclusivas para comprar o banco electrónico do Banco Comercial Português (BCP), denominado Cabot Square.
A informação de que a Cabot Square, que tem na sua carteira o BPN Crédito (agora 321 Crédito), está na corrida pelo Montepio Crédito foi revelada pela TVI na sexta-feira passada. O Negócios confirmou a informação junto de fonte oficial do fundo. Foi na sequência dessa notícia da TVI que a Caixa Económica Montepio Geral emitiu um esclarecimento sobre as vendas de activos a ocorrer.
"Estão em curso diligências tendo em vista a alienação de outros activos não estratégicos, prevista no plano estratégico, e que o conselho de administração antecipa concretizar ainda no trimestre em curso, as quais poderão incluir a alienação da Montepio Crédito, SA", indica o esclarecimento. O Negócios questionou sobre se era possível saber se havia mais interessados na corrida mas ainda não obteve resposta.
O objectivo da caixa económica é o de alienar activos não estratégicos "para reforçar a liquidez e o capital". No comunicado, a instituição presidida por José Félix Morgado (na foto) acrescenta que a Montepio Capital de Risco foi dissolvida e que já foram vendidos activos imobiliários. Também é referida a venda das posições na Montepio Seguros (que detém a Lusitânia), que saiu da esfera da Caixa Económica passando a pesar totalmente nas contas da Associação Mutualista.
A Mutualista também colocou, este ano, 270 milhões de euros na Caixa Económica Montepio Geral através de um aumento de capital institucional. Também foram subscritas novas unidades de participação (de 31,5 milhões de euros), reforçando os rácios de capital da instituição financeira, mas esta parte da operação não é mencionada no comunicado.
Cabot Square em "negociações exclusivas" pelo ActivoBank
A corrida pelo Montepio Crédito mostra que a Cabot Square está interessada em reforçar a presença no país. Em Julho de 2014, participou, através da Firmus Investimentos, na compra do BPN Crédito ao Estado (a compra foi feita pela Firmus, detida pelo fundo CS Capital Partners e pela Eurofun, de Luís Monteiro d’Aguiar).
Entretanto, além do Montepio Crédito, a gestora inglesa está em negociações com carácter de exclusividade para ficar com o banco electrónico do BCP, o ActivoBank. Nuno Amado anunciou, na semana passada, que espera novidades sobre o processo nas próximas semanas. "É durante o mês de Maio e a conclusão é sim ou não". A decisão será tomada com base na "best and final offer", ou seja, a melhor oferta final.
Além da confirmação de que está nos dois processos, a Cabot Square não faz mais comentários, escudada na confidencialidade sobre este tipo de processos.
(Título rectificado às 17:08 para acrescentar a palavra "potencial")