Notícia
Lucros do Barclays sobem 15% para 1,6 mil milhões de libras
O banco fez provisões no valor de 500 milhões de libras no terceiro trimestre para enfrentar possíveis multas devido a alegadas manipulações do mercado cambial. As multas poderão chegar a 1,2 mil milhões de libras este ano.
O segundo maior banco britânico registou um aumento dos lucros em 15%. O Barclays teve um resultado líquido de 1,6 mil milhões de libras no terceiro trimestro.
A divulgação dos resultados foi feita esta quinta-feira, 30 de Outubro, e superou as expectativas dos analistas consultados pela Bloomberg que esperavam lucros de 1,1 mil milhões de libras.
O presidente executivo Antony Jenkins tem apostado numa estratégia de aumento dos lucros, através do despedimento de milhares de trabalhadores e através da criação de um bad bank para tirar os activos não rentáveis do seu balanço.
A instituição registou perdas de 364 milhões libras pela venda da sua operação em Espanha ao CaixaBank. O Barclays teve que provisionar em 680 milhões de libras os seus activos em Espanha, já que o preço de venda é inferior ao seu valor.
Ao mesmo tempo, o banco fez provisões no valor de 500 milhões de libras para enfrentar possíveis multas devido a alegadas manipulações do mercado cambial, entre outras investigações que continuam a decorrer nos Estados Unidos e no Reino Unido.
Também colocou de lado 170 milhões de libras por ter vendido seguros de forma irregular a clientes britânicos. As multas poderão chegar aos 1,2 mil milhões de libras este ano, segundo contas de um analista da Bernstein em Londres, citado pela Bloomberg.
A venda dos activos adquiridos ao Lehman Brothers em 2008 permitiu ao Barclays gerar mais valias no valor de 461 milhões de libras com este negócio.
As acções do Barclays estão a subir 1,93% para 224,75 pence na bolsa de Londres.