Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

CGD: "Disse tudo o que tinha a dizer. Ponto por ponto. Tudo explicadinho"

Marcelo não quer alimentar mais a polémica em torno da entrega de declarações de património da gestão da Caixa no TC. O Presidente da República lembra que a nota que publicou tem lá "tudo explicadinho" sobre a sua posição.

A carregar o vídeo ...
07 de Novembro de 2016 às 14:06
  • ...
O Presidente da República recusou esta segunda-feira, 7 de Novembro, fazer mais declarações sobre a polémica em torno da entrega de declarações de rendimentos e património por parte dos administradores da Caixa Geral de Depósitos (CGD). "Disse tudo o que tinha a dizer. Ponto por ponto. Tudo explicadinho", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas durante uma visita a um bairro.

Questionado sobre se a nota que publicou na sexta-feira passada é suficiente para "estimular" o Tribunal Constitucional (TC), o chefe de Estado disse achar que fez "aquilo que devia fazer". E acrescentou que quando assumiu a presidência determinou que "não há porta-vozes" do Presidente e que a "única fonte de Belém" é o próprio.

"Disse exactamente o que entendia", afirmou, defendendo assim a necessidade de ser claro junto dos portugueses quanto à sua posição sobre o assunto.

A 4 de Novembro, o Presidente publicou uma nota onde defendia que "a obrigação de declaração vincula a administração da Caixa Geral de Depósitos". Além disso, Marcelo disse que cabe ao TC decidir sobre a matéria em causa. No entanto, o presidente não deixou muita margem para o Constitucional decidir de forma diferente do entendimento que o próprio tem sobre o assunto. Já que, na mesma nota, recordou que o Parlamento pode legislar no sentido de clarificar a lei, caso os juízes adoptem uma posição diferente da sua. Mais, o Presidente considerou que tanto o TC como o Parlamento devem decidir sem se sentirem condicionados por ameaças de renúncia de mandato por parte da gestão da Caixa.
Ver comentários
Saber mais Marcelo Rebelo de Sousa Caixa CGD Caixa Geral de Depósitos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio