Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BCP mantém carta para o Novo Banco, Lone Star entrega proposta

O Banco de Portugal tinha a expectativa de receber cinco propostas pelo Novo Banco no processo que terminou hoje pelas 17:00. No limite, a Axia podia também entregar uma manifestação.

Sérgio Monteiro, ex-secretário de Estado das Comunicações, tornou-se sócio honorário da APDC.
Pedro Elias
  • 7
  • ...

O Banco Comercial Português voltou a apresentar a carta de intenções pelo Novo Banco, como já tinha feito no Verão. O fundo Lone Star entregou uma proposta. Estas são informações confirmadas pelo Negócios no âmbito da entrega de ofertas vinculativas para a compra da instituição financeira herdeira do BES.

 

O Banco de Portugal tinha a expectativa de receber cinco propostas pelo Novo Banco no processo que terminou esta sexta-feira, 4 de Novembro, pelas 17:00. Aliás, no limite, havia ainda a possibilidade de a Axia vir a entregar uma manifestação de interesse. O Negócios confirmou a existência de duas ofertas ainda que a do BCP não seja uma proposta vinculativa tradicional.

Não foi possível obter qualquer informação junto do Banco de Portugal que tem o dossiê concentrado em Sérgio Monteiro (na foto).

 

O banco liderado por Nuno Amado já tinha enviado apenas uma carta, com um perfil nunca especificado, mas que não prevê uma oferta habitual. Não se sabe se o regulador vai considerar esta oferta como uma proposta vinculativa. 

 

A Loan Star também entregou uma proposta, segundo confirmou o Negócios junto de uma fonte próxima. A Bloomberg tinha já adiantado a intenção. O fundo de private equity americano, que já foi dono de centros comerciais Dolce Vita, era um dos nomes que já estava no processo.

 

O regulador esperava, também, receber uma oferta do BPI, alvo de compra do CaixaBank, e do consórcio que une o fundo de private equity dos EUA Apollo (dono da Tranquilidade e Açoreana) e a Centerbridge.

 

Todas estas ofertas estão incluídas na venda directa do Novo Banco. Há ainda o procedimento lançado em paralelo, onde o regulador aguardava igualmente a recepção de uma proposta do chinês Minsheng Financial.

 

Até às 17:00, a expectativa era que também a Axia Ventures, o novo interessado noticiado pelo Negócios, pudesse fazer chegar uma manifestação. 

O Banco de Portugal está a proceder à venda da posição accionista do Fundo de Resolução no Novo Banco. A posição foi adquirida através da injecção de 4,9 mil milhões de euros, 3,9 mil milhões dos quais por dinheiro público. O Novo Banco resulta da medida de resolução aplicada ao Banco Espírito Santo a 3 de Agosto de 2014. 

 

(Notícia actualizada às 17:51 com mais informações)

Ver comentários
Saber mais BCP Novo Banco Banco Comercial Português Banco de Portugal
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio