Notícia
Banco central reduz requisitos de capital do BCP e Novo Banco
Na revisão anual dos requisitos exigidos aos bancos no âmbito do exercício SREP, o Banco Central Europeu manteve níveis mínimos para a Caixa Geral de Depósitos e Santander e reduziu os do BCP e Novo Banco.
O Banco Central Europeu (BCE) aligeirou as exigências de capital do BCP e do Novo Banco para 2025, anunciou o supervisor nesta terça-feira, confirmando as alterações avançadas pelos bancos nas últimas semanas.
No âmbito do processo de análise e avaliação para fins de supervisão (SREP, na sigla inglesa), o Conselho de Supervisão do BCE decidiu reduziu as metas mínimas do BCP (cujo requisito de capital de pilar 2 desce de 2,5% para 2,25%) e também do Novo Banco (exigência de de 3% em 2024 cai para 2,7% no próximo ano).
O Millennium comunicou a alteração ao mercado na semana passada, sublinhando
que ela "reflete uma avaliação mais favorável do supervisor sobre o risco global do banco".
Já o Novo Banco publicou os novos requisitos no início do mês e considerou que a redução é fruto de "uma continuada melhoria da perceção que o Supervisor tem sobre o risco global do Novo Banco, incluindo progressos no modelo de negócio, com consistente rentabilidade e sustentada criação de capital".
A Caixa Geral de Depósitos manterá o objetivo de ter um rácio de 1,9%.
O Santander também mantém a meta que teve em 2024: 1,74%.
O BPI comunicou que já cumpre os requisitos para 2025. No início de dezembro, a instituição liderada por João Pedro Oliveira e Costa anunciou que já cumpre os rácios de capital e de alavancagem para o próximo ano.