Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Banca da Zona Euro devolve 500 mil milhões de euros ao BCE até final do ano

Os reembolsos dizem respeito ao programa de operações de refinanciamento de prazo alargado direcionadas (na sigla inglesa TLTRO), que permitiu aos bancos pedirem financiamento ao BCE de parte dos empréstimos concedidos a famílias e empresas.

As 161 sociedades gestoras a operar no país são responsáveis pela gestão de 17,8 mil milhões de euros em ativos. A liderança do mercado mantém-se com a Caixa Gestão de Ativos.
Getty Images
09 de Dezembro de 2022 às 13:22
  • ...
Os bancos comerciais da Zona Euro vão devolver antecipadamente ao Banco Central Europeu (BCE) 447.485,35 milhões de euros de liquidez muito barata que lhes foi emprestada porque a instituição alterou as condições. O reembolso antecipado ocorre a 21 de dezembro, sendo que na mesma data a banca vai saldar também 51,9 mil milhões de euros em créditos que expiram.

Os reembolsos dizem respeito ao programa de operações de refinanciamento de prazo alargado direcionadas (na sigla inglesa TLTRO).

O BCE, que em julho começou a aumentar as taxas de juro, quer que os bancos reembolsem os seus empréstimos a um preço muito baixo e, para tal, alterou as condições das operações de refinanciamento.

O BCE emprestou aos bancos, entre setembro de 2019 e dezembro de 2021, dinheiro a três anos a taxas de juro muito baixas, mesmo negativas, para que emprestassem rapidamente à economia real, às empresas e às famílias, e assim impulsionassem o crescimento económico, especialmente durante a pandemia.

Com as condições iniciais e da pandemia, estas operações são muito dispendiosas para o BCE e os bancos centrais nacionais depois da subida das taxas de juro.

Na sua conta no Twitter, Isabel Schnabel, membro do Conselho Executivo do BCE, indica que esta operação, juntamente com o reembolso antecipado a 28 de novembro, permitiu reduzir o montante ainda em dívida dos TLTRO em 795,7 mil milhões de euros, ou 38%.



* - com Lusa
Ver comentários
Saber mais Banco Central Europeu Zona Euro TLTRO Isabel Schnabel reembolso
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio