Notícia
American Express vai começar a operar em Cuba
A entidade financeira especializada em cartões de crédito desembarcará na ilha dentro dos acordos de normalização das relações entre os EUA e Cuba. A Mastercard já anunciou na semana passada que se vai estabelecer em breve em Havana.
A American Express anunciou esta quarta-feira, 28 de Janeiro, que começará a operar em Cuba após a restauração das relações entre o Governo dos Estados Unidos da América (EUA), de acordo com a agência noticiosa Bloomberg.
Com esta operação a companhia norte-americana junta-se a outra empresa do sector financeiro, a Mastercard, que, na semana passada, também decidiu instalar o seu negócio em Cuba.
Segundo afirmou a porta-voz da companhia, Marina Norville, a American Express está apenas à espera de obter a licença por parte do Departamento do Tesouro dos EUA.
Outra das grandes empresas no segmento dos cartões de crédito, a Visa, questionada pela Reuters sobre a possibilidade de também instalar o seu negócio na ilha, preferiu não revelar seus planos.
Estas operações de companhias norte-americanas surgem no âmbito do acordo para a normalização das relações bilaterais alcançado no passado mês de Dezembro entre o presidente dos EUA, Barak Obama, e o presidente de Cuba, Raúl Castro (na foto).
A normalização das relações comerciais engloba medidas como a flexibilização das viagens dos cidadãos norte-americanos a Cuba e o estabelecimento de companhias de telecomunicações e finanças na ilha caribenha.