Notícia
Será este o carro mais valioso do mundo?
Um dos carros mais cobiçados do mundo perdeu o seu condutor quando o milionário Preston Henn, magnata do ramo de mercados de rua de Atlanta, EUA, e fã de corridas, morreu aos 86 anos.
Não se engane, o Ferrari 275 GTB/C Speciale de 1964 pode muito bem ser "o Ferrari", o espécime mais raro e lendário de uma marca construída com base na escassez e na tradição. Pode também ser o primeiro carro do mundo a quebrar a marca dos 100 milhões de dólares se chegar a ser vendido em leilão.
O que significa mecanicamente?
Fundamentalmente, o 275 GTB foi desenhado pela Pininfarina, a empresa italiana responsável pela carroceria de alguns dos modelos mais cobiçados da Ferrari e da Alfa Romeo. Quando chegou à fase de produção, a Ferrari tinha sido recentemente reestruturada como uma empresa cotada em bolsa. Pela primeira vez, os carros para a estrada e os motoristas de fim-de-semana deixaram de ser vistos como uma forma de financiar as equipas de corrida. Actualmente, versões em vermelho brilhante do 275 GTB estão avaliadas em cerca de 2,4 milhões de dólares.
Algumas dessas máquinas, contudo, foram construídas para as corridas e ostentam um "C" - de "Competizione" - e "Speciale" (para que ninguém pense que é um carro comum). Mais próximo na linhagem aos Ferraris GTO que tomaram as pistas da Europa no início da década de 1960, os 275 GTB "especiais" tinham carrocerias mais estreitas e uma infra-estrutura mais esbelta, uma dieta de metal que fez o carro perder mais de 130 quilos no total. O motor foi montado numa posição mais baixa na carroceria para proporcionar uma direcção melhor. Com seis carburadores, um para cada dois cilindros, o carro produzia 330 cavalos de potência. Naquela altura, isso significava forza com F maiúsculo.
O que significa emocionalmente?
Para apreciar em múltiplos, um carro clássico precisa de algo mais que um visual bonito e estatísticas fortes; precisa de bons antecedentes - algo que os coleccionadores chamam de procedência. A Ferrari de Henn tem bastante história. Em 1965, ganhou as 24 horas de Le Mans na sua categoria, uma espécie de campeonato mundial do automobilismo.
Durante décadas, Henn não demonstrou interesse em vender a máquina. Em vez disso, ele a exibia orgulhosamente no Swap Shop, o seu gigantesco mercado e complexo de cinemas drive-in em Fort Lauderdale, na Flórida. (Actualmente, este cinema exibe o Velozes e Furiosos 8). Além disso, um proprietário ligeiramente excêntrico nunca prejudica o valor de um carro e Henn encaixa-se perfeitamente nessa categoria. Além de ser um coleccionador pródigo, o magnata das feiras geriu uma equipa de corridas e foi, ele próprio, um respeitado piloto.
"Há cerca de 10 anos ele recebeu uma oferta entre 35 milhões de euros a 40 milhões de euros de um grande coleccionador japonês", lembra Ron Vogel, amigo e parceiro de corridas. "Acho que ele respondeu, ‘não fale mais comigo’."
O que significa financeiramente?
Quanto vale a 275 GTB/C Speciale de Henn? Ora, vale o que alguém estiver disposto a pagar. Brian Rabold, vice-presidente de avaliação da Hagerty Group, disse que o carro não possui o significado histórico em termos de corridas dos primeiros e cobiçados GTO da Ferrari. Mas é um carro melhor e mais raro - de uma série de apenas três.
Num leilão, em 2014, um dos seus irmãos foi vendido por 29,4 milhões de dólares. Rabold disse que o Speciale de Henn poderia alcançar entre 50 milhões de dólares e 75 milhões de dólares.
"Mas alguém pode surpreender-nos", disse. "Esta é uma oportunidade única na vida e eu tenho a certeza que existem pessoas interessadas há muito tempo neste carro."