Notícia
Salvador Caetano exporta Toyota Dyna para Europa em 2003
A Salvador Caetano vai iniciar as exportações do chassis cabine Toyota Dyna para a Europa, a partir do início de 2003, disse ao Negocios.pt António Castro, director fabril daquela unidade industrial.
A medida surge depois do empresário nortenho ter encetado negociações com os japoneses há mais de uma década, de modo a que os modelos produzidos pela unidade fabril de Ovar tivessem uma autorização de exportação para os mercados fora de Portugal.
O levantamento do embargo europeu imposto a Ovar pelos japoneses, vai permitir à unidade fabril de Ovar beneficiar a 100% da capacidade instalada de produção de 80 unidades diárias.
A produção média diária de 15 unidades que têm vindo a ser produzidas pela fábrica do empresário Salvador Caetano, «deve-se à quebra de vendas dos veículos comerciais ligeiros sentida em Portugal», refere o mesmo responsável.
António Castro considera ser «cedo para avançar com valores de investimento, tendo em conta as adaptações que se encontram a ser realizadas em conjunto com os japoneses».
Portugal era até aqui o único país autorizado a vender as Dynas produzidas em Ovar, sendo as restantes vendas europeias exportadas a partir do Japão.
Segundo a mesma fonte, «já fomos autorizados a exportar, mas neste momento estamos a readaptar as linhas de produção, para que em 2004, tenhamos capacidade para estar a exportar a plena cadência».
A decisão por parte dos japoneses de exportar a Dyna, cujo primeiro mercado europeu é Portugal, encontra-se também relacionada com a decisão de vender 800 mil veículos na Europa em 2005 e de aumentar a percentagem de 8% que representam os veículos comerciais vendidos pela marca japonesa na Europa.
Conforme referiu o Negocios.pt citando Akihiko Saito, vice-presidente da Toyota Motor Corporation, «Portugal tem a seu favor a melhor qualidade de peças produzidas na Europa, em detrimento dos salários menos elevados na Europa de leste».
No final do ano passado, a unidade de Ovar investiu 9 milhões de euros, para receber a produção da actual geração do modelo Dyna.