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Salão Automóvel de Genebra. ‘Sombra’ do passado

Duas marcas chinesas, a BYD e a MG, dividiram este ano com a Renault e a Dacia os holofotes do Salão Automóvel de Genebra para a estreia de produtos-chave. O certame ficou marcado pela ausência de muitos construtores europeus e asiáticos.

Adriano Oliveira aoliveira@netcabo.pt 04 de Março de 2024 às 09:30

Uma semana depois de ter aberto as suas portas, a edição deste ano do Salão Automóvel de Genebra encerrou no domingo, mas sem a pompa e glória que ao longo de quase um século fizeram do certame um dos principais eventos do setor à escala mundial.

 

Autêntica ‘sombra’ de um passado não muito distante, apenas nove marcas automóveis – Renault, Dacia, BYD (e as submarcas Denza e YangWang), Lucid, MG e   a sua nova marca SAIC IM, juntamente com a casa de ‘design’ Pininfarina – estiveram presentes nesta 100ª edição do Salão.

 

Os grandes construtores europeus, como a Mercedes-Benz, a Audi, a Volkswagen e até mesmo as detidas pelo grupo Stellantis (Peugeot, Citroën, Fiat, etc.) optaram por não participar. Tal como aconteceu com marcas asiáticas como a Hyundai, Mazda e Toyota.

 

Em contrapartida, a BYD, a maior marca de veículos movidos a novas energias (NEV) e baterias elétricas da China, representada em Portugal pelo grupo Salvador Caetano, esteve presente em força prosseguindo a sua estratégia de implementação no espaço europeu. Em estreia, a BYD revelou o novo Seal U DM-i, que introduz a tecnologia BYD Super DM (Dual Mode), uma evolução na tecnologia PHEV inteligente, e o renovado SUV BYD Tang AWD totalmente elétrico de sete lugares.

 

A BYD surpreendeu também em Genebra com a estreia europeia do imponente SUV U8 (1.180 cavalos) da sua submarca de luxo YangWang, que representa o auge da inovação na tecnologia de veículos movidos a novas energias.

 

Este modelo é alimentado por duas tecnologias inovadoras: a e.4 Platform e o Sistema de Controlo Hidráulico Inteligente da Carroçaria DiSus-P. A e.4 Platform é a primeira plataforma de tecnologia de tração independente de quatro motores produzida em massa no mundo. Esta tecnologia controla com precisão a dinâmica das quatro rodas através do controlo vetorial independente de quatro motores que permite que as rodas esquerda e direita girem em direções opostas, realizando assim a função de viragem de 0 a 360 graus. Certificado com proteção IP68 na sua carroçaria, o Yangwang U8 é capaz, segundo a BYD, de flutuar na água.

 

A submarca DENZA, uma ‘joint venture’ entre a BYD e a Mercedes-Benz, apresentou a minivan D9, que será lançada no mercado europeu no próximo ano, e também o N7, um ‘crossover’ de tamanho médio, totalmente elétrico, elegante e desportivo.

 

Desde a sua entrada na Europa, a BYD já lançou seis modelos totalmente elétricos: Atto (SUV segmento C), o Han (sedã do segmento E) o Tang (SUV do segmento E), o Dolphin (‘hatchbak’ do segmento C), o Seal (sedã do segmento D) e Seal U (SUV do segmento D).

 

Nos planos a curto prazo da marca BYD está a construção de uma fábrica de veículos elétricos na Hungria.

 

 

Destaques

 

Renault e Dácia

A Renault revelou em Genebra o muito aguardado Renault 5 E-Tech Electric, com ‘design’ retrofuturista’ e do qual já aqui demos conta em anterior edição, a par de toda a sua gama de modelos, entre os quais o novo Renault Scénic, nomeado ‘Car of the Year 2024’.

Por sua vez, a Dacia, marca romena do grupo Renault mostrou o novo Spring elétrico, que é produzido na China e que também já aqui noticiámos. Outras novidades foram a nova geração do SUV Duster e o protótipo Sanrider, concorrente ao rali Dakar.

 

 

Lucid, MG e Pininfarina-Foxtron

A Lucid, fabricante norte-americana de veículos elétricos fundada por Peter Rawlinson, ex-Tesla, estreou-se em Genebra com o SUV Gravity e duas variantes do sedã Air.

Já a MG da chinesa SAIC estreou a nova geração do ‘hatcback’ MG3 e o ‘roadster’ Cybertster. A SAIC lançou ainda a nova submarca ‘premium’ elétrica IM (que significa Mobilidade Inteligente) com o sedã L6, com 800 km de autonomia e uma aceleração de 3s de 0 a 100 km/h.

Finalmente, a italiana Pininfarina, que nos últimos anos tem explorado as possibilidades de energia a hidrogénio, mas não revelou publicamente os planos, mostrou o Foxtron model B, um protótipo desenvolvido pela casa italiana e pela Foxconn do grupo Hon Hai Technology (Taiwan).

 

 

Negócios em Genebra, a convite da BYD

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