Notícia
Governo quer juntar 200 carros eléctricos à frota pública em 2018
O Governo quer estender também a rede de postos de carregamento, segundo a proposta do Orçamento do Estado para 2018.
O Governo tem como objectivo juntar "pelo menos 200 veículos eléctricos" na frota dos organismos que constituem a Administração Pública. A intenção consta da proposta do Orçamento do Estado para 2018 e representa um número superior aos 150 referidos na proposta preliminar a que o Negócios teve acesso.
"Sem prejuízo do compromisso assumido, através do projecto Eco.mob, para a inclusão de 1.200 veículos eléctricos no parque de veículos do Estado até 2019", adverte o Executivo no documento.
É também referida a intenção de reforçar a rede de carregamento com a instalação de "pelo menos 250" novos postos em todo o país.
O Programa de Mobilidade Sustentável para a Administração Pública, também conhecido como Eco.Mob foi aprovado em 2015 e estende-se até 2020, com o objectivo de dotar o Estado de uma frota mais "amiga do ambiente". Perante um investimento superior a 23 milhões, previa-se também uma poupança de 50 milhões de euros nesse horizonte temporal.
Em Fevereiro deste ano, o Governo aprovou a compra de 170 carros eléctricos, num investimento total de 5,5 milhões de euros, concretizando assim a primeira fase do programa Eco.mob. Previa-se que estes veículos pudessem contribuir com poupanças de 1,3 milhões de euros em combustível.
(Notícia actualizada às 22:18 com a proposta final do Orçamento do Estado para 2018)