Notícia
Ferrari volta a ser "independente" e entra em bolsa em 2015
No ano em que se comemoram os 50 anos da união entre a Fiat e a Ferrari, as duas empresas vão separar-se. As companhias "precisam de seguir caminhos separados", afirmou Sergio Marchionne.
A Fiat Chrysler anunciou esta quarta-feira, 29 de Outubro, que vai realizar o "spin off" da Ferrari e colocar em bolsa 10% do capital da empresa criada em 1929 por Enzo Ferrari. O processo deverá estar concluído em 2015, ano em que se complentam 50 anos que a Fiat comprou parte da Ferrari.
Num comunicado emitido esta quarta-feira, Sergio Marchionne, presidente executivo da Fiat, revelou que as duas empresas "precisam de seguir caminhos separados". Assim, a Fiat Chrysler irá colocar em bolsa 10% do capital da Ferrari e disponibilizar os restantes 90% aos seus accionistas.
A Ferrari ficará cotada nos Estados Unidos e, possivelmente, também na Europa, refere o comunicado da Fiat.
O "spin off" da Ferrari faz parte do plano de expansão da Fiat para o próximos cinco anos, que prevê quintuplicar os lucros para 5 mil milhões de euros, e é justificado pela Fiat com a necessidade de se centrar no seu negócio tradicional e concluir a sua reestruturação.
De acordo com o El País, o dinheiro obtido com a oferta pública inicial permitirá à Fiat obter o financiamento necessário para realizar o seu plano de reestruturação.
A Fiat é o principal accionista da Ferrari com 90% do capital. 5% pertencem a um fundo dos Emirados Árabes Unidos e os restantes 5% a Piero Ferrari, filhos do fundador Enzo.
Esta decisão ocorre quase três semanas após a saída de Luca Cordero di Montezemolo, o homem que liderou a Ferrari durante 23 anos, por divergências públicas com Sergio Marchionne. Na altura, o CEO da Fiat colocou de parte a hipótese de colocar a Ferrari em bolsa, pelo menos, no curto prazo (Montezemolo era, totalmente, contra esta possibilidade). "A Ferrari tem sido a jóia da coroa da Fiat e Marchionne tem resistido aos apelos para vender parte da marca de luxo", escreveu, na altura, o Wall Street Journal.
As acções da Fiat dispararam quase 19% após ser apresentado o plano de "spin off" e seguem agora a ganhar 16,87% para 1,64 euros.
(Notícia actualizada às 15h42)