Notícia
Audi supera BMW nas vendas de automóveis de luxo
A Audi vendeu mais carros nos primeiros dois meses de 2014, destronando a reconhecida marca de automóveis de luxo BMW.
A Audi vendeu 242.400 veículos em Janeiro e Fevereiro, mais 383 que a BMW, de acordo com informações disponibilizadas pelas duas empresas alemãs, citadas pela agência Bloomberg.
A empresa BMW manteve o primeiro lugar nas vendas durante nove anos seguidos, mas a empresa da Volkswagen ganhou a renhida corrida ao título de maior vendedor mundial de automóveis de luxo no início deste ano.
A Mercedes-Benz, em terceiro lugar, cresceu no mercado nos últimos meses aproximando-se dos dois rivais.
“A concorrência no segmento de automóveis topo de gama é a mais intensa de sempre”, admitiu esta terça-feira, 11 de Março, o presidente executivo da Audi, Rupert Stadler, na sede da marca em Ingolstadt. “Estamos acima dos nossos principais rivais nos primeiros meses do ano, mas o que me importa realmente é continuar a crescer”, acrescentou o responsável.
A Audi, que nunca manteve o título de maior vendedor de carros topo de gama durante um ano inteiro, vai introduzir 17 novos modelos em 2014, incluindo modelos TT desportivos. Segundo a Bloomberg, estes lançamentos fazem parte do investimento de 22 mil milhões de euros previstos para os próximos cinco anos.
As vendas da Mercedes subiram em Janeiro e Fevereiro cerca de 17% impulsionadas pela procura dos modelos CLA coupé e S-Class.
“Tanto a BMW como a Audi vão enfrentar a concorrência da Mercedes este ano”, comenta o analista de Frankfurt, Daniel Schawarz, numa conversa telefónica com a Bloomberg.
As vendas do modelo A3 compacto da Audi aumentaram em Fevereiro cerca de 43%, e as do modelo desportivo Q7 cresceram cerca de 32%. A marca da Volkswagen vendeu mais 9,3% de veículos nos dois primeiros meses do ano, enquanto a concorrente BMW apenas somou mais 8,9% de vendas que no ano anterior.
A BMW afirmou que as vendas do grupo, incluindo a Mini e a Rolls Royce, iam atingir o recorde de 2 milhões de veículos.
A empresa espera recuperar terreno nos próximos meses com a nova edição do modelo X5 em versão desportiva e com novos automóveis.
“Os modelos inovadores que serão apresentados este ano, assim como o Série 2 Active Tourer e o Série 4 Gran Coupé, dar-nos-ão a oportunidade de manter o crescimento em 2014”, afirmou hoje em comunicado o chefe de vendas da BMW, Ian Robertson.
Segundo a Bloomberg, estes modelos poderão ajudar a manter a liderança da marca pelo 10º ano consecutivo em vendas de carros de luxo.
A empresa de pesquisa IHS Automotive estima que a BMW venda 177 milhões de automóveis, batendo os 166 milhões da Audi e os 156 milhões da Mercedes.