Notícia
Campanha da cereja e do pêssego entre as melhores das últimas décadas
A produção da cereja e do pêssego terá aumentado, com ambos os frutos a registarem campanhas acima da média.
A produtividade da campanha da cereja deverá aumentar 10% este ano, quando comparado com o ano passado, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), que salienta que os receios sobre a chuva que se sentiu no final de abril e no início de maio acabaram por não se confirmarem.
Os resultados desta campanha, serão "um dos melhores das últimas duas décadas", revela a mesma fonte num relatório sobre previsões agrícolas publicado esta segunda-feira, 24 de junho.
"Nos pomares de pessegueiros a carga de frutos em desenvolvimento é também superior à da campanha anterior, havendo indicação de que a colheita deverá ser antecipada em, pelo menos, uma semana em relação ao habitual", revela o INE.
Além disso, a produtividade deverá ascender a "12,5 toneladas por hectare, ao nível da maior (2015) dos últimos trinta e três anos."
O INE adianta ainda que a falta de chuva em março e as temperaturas acima da média afetaram a produtividade dos cereais de inverno (trigo, cevada e aveia).
Destaque ainda para a batata, cuja área de cultivo aumentou, a refletir o aumento do valor pago ao produtor, que em abril de 2019 foi 133% superior ao valor registado um ano antes.