Notícia
Governo escolhe ex-secretário de Estado Octávio Oliveira para liderar Instituto da Segurança Social
A presidente, Ana Vasques, pediu a demissão na sexta-feira. Octávio Félix Oliveira, ex-secretário de Estado do Governo de Passos Coelho, foi nomeado presidente em regime de substituição e assume funções amanhã. Questionado, o Governo diz que vai pedir a abertura do concurso na Cresap.
A presidente do Instituto da Segurança Social (ISS) apresentou a demissão na sexta-feira. O gabinete da ministra do Trabalho Solidariedade e Segurança Social (MTSSS) anunciou esta quarta-feira que já nomeou o sucessor: Octávio Oliveira, ex-secretário de Estado do Emprego no governo de Passos Coelho (de 2013 a 2015) será o novo presidente do ISS.
Licenciado em organização e gestão de empresas, Octávio Félix Oliveira, técnico superior do IEFP, foi também presidente do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) antes de ser escolhido para ser secretário de Estado de Pedro Mota Soares.
A dirigente mostrou-se disponível para abandonar o cargo de imediato, mas o Governo sublinhou que a lei exige que se mantenha em funções até à sua substituição.
Governo vai pedir concurso
Esta quarta-feira, o Ministério do Trabalho e da Segurança Social (MTSSS) anunciou em comunicado que a ministra Rosário Palma Ramalho nomeou Octávio Félix de Oliveira como presidente do Conselho Diretivo do ISS.
Questionado pelo Negócios, o gabinete da ministra confirmou que a nomeação é em regime de substituição, nos termos previstos para casos de vacatura do lugar, que Octávio Oliveira assume funções amanhã, dia 23 de maio, e que "vai ser pedida à CReSAP a abertura de procedimento concursal".
No último concurso houve nove candidatos, mas a Cresap considerou que não foram apresentados três candidatos com mérito. O concurso anunciava uma retribuição de 8.270 euros brutos por mês (incluindo despesas de representação).
No comunicado, o Governo diz que "Octávio Félix de Oliveira tem um longo percurso profissional na direção de organismos públicos, considerando-se o perfil adequado para as funções para as quais foi hoje nomeado pela Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social".
O comunicado diz que Octávio Oliveira presidiu ao Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) entre 2011 e 2013, tendo nessas funções representado Portugal na OCDE e no Comité do Emprego da União Europeia.
Técnico superior do IEFP, foi diretor do Centro de Formação Profissional para a Indústria da Cerâmica antes de ser presidente do IEFP (entre 2005 e 2011) e diretor do Centro de Formação Profissional da Indústria Eletrónica, Energia, Telecomunicações e Tecnologias da Informação depois disso (desde 2016 até este ano).
Notícia atualizada às 16:52 com mais informação