Notícia
Legionella: Número de mortos sobe para quatro
O número de mortos provocado pelo surto de 'legionella' em Lisboa subiu para quatro, anunciou a Direcção-geral da Saúde depois das 13:00.
O número de mortos provocado pelo surto de 'legionella' em Lisboa subiu para quatro, anunciou a Direcção-geral da Saúde depois das 13:00.
A quarta vítima mortal é uma mulher de 97 anos, adianta a DGS, lamentando mais esta morte.
O número de casos de infectados aumentou para 44, segundo um comunicado da Direção-geral da Saúde (DGS), que faz uma actualização ao balanço que tinha sido feito pelas 10:00 de hoje, quando deu conta de três mortos. Segundo o comunicado da DGS, no dia de hoje foi confirmado um caso. Na quinta-feira tinham sido confirmados três casos do surto, que começou a 31 de outubro.
A directora-geral de Saúde tinha anunciado esta manhã que uma pessoa morreu esta noite na sequência da infecção pela bactéria Legionella, o que na altura aumentava para três o número de mortos já provocados por este surto em Portugal, com foco de infecção localizado no Hospital de São Francisco Xavier, em Lisboa.
A mulher, de 68 anos, tinha "muitas patologias associadas", estando confirmado o contagio por contacto com o hospital, mas estando por confirmar se a vítima já estava internada quando esse contágio aconteceu ou se isso ocorreu antes do internamento, explicou a directora-geral de Saúde, Graça Freitas.
A directora-geral da Saúde espera que o surto possa ser dado como controlado "dentro de poucos dias", antecipando que o número de casos diários "passe a ser esporádico." "Também os dados de modelação matemática confirmam esta tendência," acrescentou.
Ainda não há conclusões definitivas das análises à bactéria, que estão em curso, e serão feitas outras avaliações da bactéria para chegar à identificação do genoma, avançou a directora-geral, que se recusou a avançar conclusões preliminares das análises.
O surto de legionella foi identificado há uma semana, na sexta-feira passada, no Hospital São Francisco Xavier. Depois dos dois mortos inicialmente identificados o Ministério Público iniciou na terça-feira um inquérito ao caso que precipitou o encaminhamento dos corpos para o Instituto de Medicina Legal para a realização de autópsias.
(notícia actualizada às 13:46 com mais informação)