Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Hospital Cruz Vermelha muda de gestão. Ex-líder da Malo Clinic é o novo CEO

O conselho de administração da instituição controlada pela Misericórdia de Lisboa passa a ser liderado por Luís Filipe Pereira, antigo ministro da Saúde dos governos de Durão Barroso e Santana Lopes, com a presidência executiva entregue a Pedro de Albuquerque Mateus.

  • ...

O Hospital Cruz Vermelha, que continua a acumular prejuízos e cuja venda voltou a falhar, vai ter uma nova equipa de gestão a partir de segunda-feira, 3 de março.

 

O conselho de administração será presidido por Luís Filipe Pereira, antigo ministro da Saúde dos governos PSD liderados por Durão Barroso e Santana Lopes, que substitui no cargo Adalberto Campos Fernandes, que esteve à frente da pasta da Saúde no primeiro governo socialista de António Costa (2015-2018).

 

Já a presidência da comissão executiva (CEO) da unidade hospitalar será assumida por Pedro de Albuquerque Mateus, que iniciou a sua carreira no Citibank Portugal e foi CEO de instituições de saúde como o Hospital Lusíadas Lisboa e a Malo Clinic, tomando o lugar que era de Carlos Sá, nome aprovado na passada quarta-feira pelo Conselho de Ministros para assumir a presidência da Unidade de Saúde Local (ULS) Amadora/Sintra, a que pertence o Hospital Fernando da Fonseca (vulgo Amadora/Sintra).

 

Pedro de Albuquerque Mateus esteve como CEO da Malo Clinic entre setembro de 2020 e setembro de 2023, mantendo-se como administrador, coinvestidor e "senior consultant" das áreas de "healthcare" e "life science" da "private equity" Atena Equity Partners, a dona da rede de clínicas dentárias.

A nova administração "terá como missão prosseguir com a recuperação da unidade hospitalar, potenciando o seu desenvolvimento e garantindo um serviço de excelência aos seus clientes", sinaliza o Hospital Cruz Vermelha, em comunicado.

Na comissão executiva do Hospital Cruz Vermelha, o novo CEO contará com Maria Ana Castello Branco como administradora com o pelouro operacional (COO) e Elisabeth Silva de Albuquerque como administradora financeira (CFO).

 

Licenciada em Gestão pela Universidade Católica, Maria Ana Castello Branco liderou, nos últimos anos, projetos de transformação e desenvolvimento na área farmacêutica e da saúde, tendo sido diretora de Corporate Development - M&A, Integration, Strategy & Business Transformation da PharmaLex e diretora de Transformação e Integrações da ProductLife Group.

 

Licenciada em Administração e Controlo Financeiro e com bacharelato em Contabilidade e Administração pelo ISCAL - Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa, Elisabeth Silva de Albuquerque foi, durante uma década, diretora financeira da empresa gestora do SNS24, do Serviço Nacional de Saúde, tendo nos últimos anos sido CFO do Hospital da Ordem Terceira do Chiado.

 

"A nova comissão executiva apresenta um forte portefólio de competências e experiência na gestão de hospitais, sendo todos profissionais reconhecidos no setor pela sua capacidade e historial na recuperação e desenvolvimento de negócios, tanto no setor privado, como público e social", afiança o Hospital Cruz vermelha, que é controlado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML).

Detido pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (54,79%) e pelo Estado português, através da Parpública (45%), desde  novembro 2022 que os dois acionistas mantinham conversações para a venda da unidade hospitalar, mas um despacho em diário da República, publicado no mês passado, anulou a operação por falta de propostas satisfatórias.

 

Com uma faturação que atingiu os 30 milhões de euros em 2023, desde 2019 que o Hospital Cruz Vermelha acumula prejuízos da ordem dos 30 milhões de euros.

 

Localizada em Lisboa, numa área superior a 10 mil metros quadrados, o Hospital Cruz Vermelha tem mais de 60 camas de internamento, realiza por ano mais de 100 mil consultas, cinco mil cirurgias e seis mil atendimentos urgentes, e conta com uma equipa de quase 700 pessoas, integrando o corpo clínico mais de 500 profissionais.

Ver comentários
Saber mais hospital cruz vermelha santa casa luís filipe pereira pedro de albuquerque mateus
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio