Notícia
Venezuela protela tomada de posse de Chávez
A Venezuela irá adiar a tomada de posse do presidente Hugo Chávez, que procura iniciar o seu sexto mandato consecutivo, devido aos problemas de saúde do líder venezuelano.
Esta decisão é mais um sinal que os últimos dias de Chávez como presidente da Venezuela podem estar próximos, depois de 14 anos consecutivos a liderar os destinos do país, segundo a Reuters.
O antigo militar de 58 anos, que tem dominado a organização dos países exportadores de petróleo desde 1999, não é ouvido desde 11 de Dezembro em Cuba, depois da sua quarta operação a um cancro diagnosticado em Junho de 2011.
O comunicado deixou a oposição revoltada, levando o seu líder a insistir na ideia de que Chávez tem que fazer o juramento antes da assembleia nacional, ou seja, a 10 de Janeiro, tal como é dito na constituição.
“O presidente quer informar-nos que, devido a recomendações médicas, o período pós-operatório irá estender-se para além de 10 de Janeiro”, afirmou o vice-presidente Nicolas Maduro.
“Como resultado, ele não poderá estar presente na assembleia nacional, nessa data”.
As autoridades irão procurar outra data para a cerimónia, mas não adiantaram uma previsão para a mesma nem para o regresso do presidente Chávez de Havana.