Notícia
Dois dias frenéticos
Segunda-feira Vítor Gaspar demite-se. Maria Luís Albuquerque é a substituta. Um dia depois Paulo Portas bate com a Porta. Passos Coelho não aceita demissão e diz que vai conversas nos próximos dias com o CDS para encontrarem uma solução. Recorde os momentos que marcaram estes dois dias.
1 de Julho
15h59 – Gaspar pode sair – Quase em cima das quatro da tarde, a “TSF” noticia que o primeiro-ministro Passos Coelho vai a Belém. Em causa, pode estar a saída do ministro das Finanças, Vítor Gaspar. Minutos depois, vários órgãos de comunicação social apontariam Paulo Macedo, actual ministro da Saúde, como sucessor de Gaspar.
16h10 – Gaspar sai e entra Maria Luís Albuquerque – No site da Presidência da República confirma-se o pedido de demissão de Vítor Gaspar e a nomeação de Maria Luís Albuquerque, até aí secretária de Estado do Tesouro, para o cargo de ministra das Finanças.
17h21 – Gaspar pediu para sair há oito meses – O Ministério das Finanças envia às redacções a carta de demissão endereçada ao primeiro-ministro, onde Vítor Gaspar revela que pediu a sua demissão "urgente" há oito meses. Chumbos do Constitucional, fraco apoio popular e divisões no Governo tornaram a sua saída "inevitável".
17h35 – Portas passa a número dois do Governo – Fonte do gabinete do primeiro-ministro diz à Lusa que o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, passa a número dois do Governo, com a exoneração de Vítor Gaspar.
17h36 – Passos elogia “sentido de Estado” de Gaspar – O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, em nota divulgada à comunicação social, diz que Vítor Gaspar exerceu as funções de ministro de Estado e das Finanças com "elevado sentido de Estado", agindo "em defesa do interesse nacional", com "total dedicação e lealdade".
21h19 – CDS/PP regista o esforço de Gaspar – O CDS/PP reage à saída de Vítor Gaspar, registando o "esforço" do ex-ministro das Finanças e a "tarefa muito difícil" que lhe coube e assinalando que as "diferenças" que tiveram foram políticas e não pessoais.
21h34 – Comissão Europeia mostra confiança na nova ministra – Vice-presidente da Comissão Europeia elogia Gaspar e diz que confia que Maria Luís Albuquerque mostrará o mesmo nível de “compromisso e determinação” na implementação do programa de ajustamento.
22h35 – Morais Sarmento também sai do Governo – O secretário de Estado do Orçamento também vai abandonar o Executivo de Passos Coelho. A informação foi conhecida através da nota de anúncio de tomada de posse dos secretários de Estado do Ministério das Finanças, por parte da Presidência da República.
Dia 2 de Julho
15h38 – Cavaco desafia esquerda a apresentar moção – Cavaco diz que não se vai envolver em processos para derrubar o Executivo e desafia quem não está satisfeito a apresentar uma moção de censura.
16h18 – Paulo Portas bate com a porta ao Governo – A TVI avança que o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, está a preparar a demissão. A agência Lusa avança que Portas já entregou a demissão a Pedro Passos Coelho, contestando a escolha de Maria Luís Albuquerque para a pasta das Finanças.
16h59 – Nomeação de Maria Luís leva Portas a sair – Em carta enviada ao primeiro-ministro, o líder do CDS diz que discordou com a escolha de Maria Luís Albuquerque para liderar o Ministério das Finanças, mas que mesmo assim o primeiro-ministro decidiu manter a escolha.
17h00 – Tomada de posse dos novos governantes – O Presidente da República dá posse à nova ministra de Estado e das Finanças e a cinco secretários de Estado. A cerimónia realizou-se no Palácio de Belém na presença do primeiro-ministro e de seis ministros, nenhum deles do CDS-PP. Vítor Gaspar esteve também presente.
17h57 – Passos desmente versão de Portas – Fonte oficial do gabinete do primeiro-ministro diz à TSF que o comunicado de Paulo Portas não reflecte o que se passou nos últimos dias. A mesma fonte relembra que o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros acompanhou, nos últimos meses, todo o processo de preparação da saída de Vítor Gaspar.
17h57 – CDS/PP abandona coligação – “Expresso” noticia que os ministros do CDS/PP vão apresentar demissão.
19h29 – Passos Coelho mantém-se em funções – Comunicação social diz que Passos se mantém em funções e que ministros do CDS/PP não abandonam o Governo.
20h00 – Passos não aceita demissão de Portas – O primeiro-ministro, numa declaração ao País, diz que não aceita a demissão do ministro Paulo Portas e garante que não se demite e que há muito trabalho pela frente.
20h33 – Seguro reafirma defesa de eleições – O líder do PS comentou o discurso do primeiro-ministro reafirmando a defesa de eleições antecipadas para que os portugueses possam escolher "um novo Governo com frescura e legitimidade democráticas". Mas atirou as responsabilidades para o Presidente da República, ao dizer que mantém “o respeito institucional pelo Presidente da República”.
21h35 – Novas demissões no CDS/PP – A “TVI” noticiava que Pedro Mota Soares e Assunção Cristas, ministros do CDS-PP, deixam o Governo esta quarta-feira, após a reunião da Comissão Executiva do CDS.