Notícia
Conselho Nacional do PSD aprova calendário eleitoral proposto pela direcção
O Conselho Nacional do PSD aprovou hoje o calendário eleitoral proposto pela direcção nacional social-democrata, que inclui directas para a liderança do partido a 5 de Março e Congresso entre 1 e 3 de Abril, em Espinho.
A aprovação deste calendário - que teve um voto contra e uma abstenção - era um dos pontos na agenda da reunião do Conselho Nacional do PSD, órgão máximo partidário entre congressos, que teve início pelas 21:30 de quinta-feira e terminou hoje cerca da 01:30, num hotel de Lisboa.
Nesta reunião, Pedro Passos Coelho anunciou a decisão de se recandidatar à liderança do PSD, ao qual preside desde 26 de Março de 2010.
Esta informação foi transmitida pelo porta-voz dos sociais-democratas Marco António Costa, em conferência de imprensa, a meio da reunião do Conselho Nacional do PSD.
"O doutor Pedro Passos Coelho anunciou neste Conselho Nacional a decisão de se recandidatar à liderança do PSD, fazendo assentar as linhas da sua candidatura naqueles que são os traços que a social-democracia tem garantido nos últimos anos na sua actuação, desde logo o traço reformista, o impulso reformista", declarou Marco António Costa.
O vice-presidente do PSD apontou "a opção clara pela vocação europeísta e atlantista" e uma combinação entre "realismo" e "ambição transformadora" como outras linhas da recandidatura de Pedro Passos Coelho à liderança dos sociais-democratas.
Marco António Costa considerou que as datas propostas pela direcção do PSD para as directas e para o Congresso constituem "um calendário bastante alargado, com mais de 70 dias entre o período em que está a ser decidido e o momento em que se realizará".
Segundo o cronograma do processo eleitoral interno que hoje foi aprovado, as candidaturas à liderança do partido e respectivas propostas de estratégia global poderão ser apresentadas até às 18:00 do dia 1 de Março. A data limite para os militantes pagarem quotas para inclusão nos cadernos eleitorais é 19 de Fevereiro.
Se for reeleito presidente do PSD nas directas de 5 de Março, Pedro Passos Coelho terá os resultados oficiais da sua reeleição publicados a 9 de Março, dia da tomada de posse do novo Presidente da República.