Notícia
Quem quer ser Presidente?
São até agora oito as candidaturas à Presidência da República que se perfilam. Marcelo ainda não a assumiu mas todos a dão como certa e o PCP não anunciou o seu candidato, mas garantiu que o terá. A menos que sejam adiadas em virtude da pandemia, as eleições estão previstas para o final de janeiro. Até trinta dias antes, as candidaturas têm de ser formalmente aceites pelo Tribunal Constituição com um mínimo de 7.500 assinaturas de cidadãos eleitores.
O vencedor antecipado

Presidente da República
É o vencedor antecipado. Todas as sondagens apontam para uma vitória logo na primeira volta com uma folga generosa. A Intercampus, que trabalha com o Negócios e o CM/CMTV, dá-lhe intenções de voto sistematicamente acima de 60%. Em julho, superou a fasquia dos 70%, ficando acima do resultado histórico de Mário Soares. O Presidente ainda não anunciou a sua recandidatura, que quer que seja independente. Terá o apoio do PSD, mas o CDS ainda não disse o que fará.
O primeiro a avançar

Candidato do Chega
André Ventura foi o primeiro candidato a apresentar-se. Aconteceu logo em fevereiro e disse que decidira avançar para fazer frente a Marcelo Rebelo de Sousa que "é a face deste sistema". As sondagens da Intercampus têm-lhe dado resultados muito voláteis, indo dos 5% aos 10%. Na última surgia em segundo lugar destacado. Esta terça, ao saber que Ana Gomes avançaria, elevou a parada dizendo que se demitirá de líder do Chega se ficar atrás da sua concorrente.
A socialista incómoda

Candidata da área do PS
Começou por dizer que o PS devia ter uma candidatura própria mas que ela não o seria. Mais tarde, depois de António Costa dar a entender que o PS poderia apoiar Marcelo, a sua atitude mudou e admitiu candidatar-se. A doença e a morte do marido obrigaram-na a afastar-se do palco e isso refletiu-se nas intenções de voto, passando de 10% em junho e julho para 5% em agosto. Resta saber o que dirão as sondagens agora que é candidata assumida. Apresenta a candidatura na quinta.
A candidata veterana

Candidata do Bloco de Esquerda
Marisa Matias é uma candidata veterana. Esta será a segunda vez que concorre a Presidente da República, depois de ter obtido em 2016 uma votação expressiva de 10,12%. Também já foi cabeça de cartaz em duas eleições europeias, sendo evidente que se dá bem com campanhas eleitorais. As sondagens da Intercampus dão para já resultados dececionantes, entre 4% e 5%. Ainda assim será uma das candidatas na luta pelo segundo lugar.
O candidato desconhecido

Candidato da Iniciativa Liberal
O advogado é desconhecido da maioria dos portugueses e protagonizará a primeira candidatura da jovem Iniciativa Liberal à Presidência da República. "O primeiro candidato genuinamente liberal à Presidência" diz-se "descomprometido" e "farto da bolha em que o sistema político vive". O objetivo passará por consolidar a IL como um novo protagonista do espetro da direita, pressionando o CDS que aguarda a candidatura oficial de Marcelo para clarificar a sua posição.
O nome que falta conhecer

Candidato do PCP ainda não foi apresentado
Entre os partidos que anunciaram candidatura própria, apenas o PCP não divulgou ainda o seu nome. O anúncio deverá ser feito no próximo sábado, dia em que o Comité Central do partido tomará a decisão. Questionado sobre se seria ele o candidato, Jerónimo de Sousa afastou essa hipótese. "Eu candidato? Costuma-se dizer que não há duas sem três, mas já participei nessas batalhas", respondeu, com uma risada. Arménio Carlos é um dos nomes mais falados.

Candidato do RIR
Tino de Rans, nome popular de Vitorino Silva e líder do partido RIR (Reagir Incluir Reciclar), é já um repetente em eleições presidenciais. Mas, agora leva na bagagem um resultado que impressionou há cinco anos: um sexto lugar, com 3,3% dos votos. O ex-autarca, que já lançou um disco e foi concorrente no programa Big Brother, anunciou esta terça-feira a sua intenção em voltar a candidatar-se ao mesmo tempo que pediu o adiamento do ato eleitoral por causa da pandemia de covid-19.
O candidato abrangente

Bruno Fialho
Candidato do PRD
No final de julho, Bruno Fialho, presidente do PDR, fundado por Marinho e Pinto, também tornou pública a sua intenção de se candidatar à Presidência da República. "Pretendo ser um candidato efetivamente de todos os portugueses e abrangendo todas as ideologias políticas, já que até sou candidato do centro, um centro que abrange toda e qualquer posição, desde que seja a mais correta a ser aplicada em determinado momento", afirmou na altura.