Notícia
Jerome Powell a caminho de liderar a Reserva Federal
O presidente dos Estados Unidos está mais próximo de escolher quem vai liderar a Reserva Federal. Segundo a Bloomberg, Trump está inclinado a optar por Jerome Powell para substituir Janet Yellen.
Jerome Powell deverá ser o próximo presidente da Reserva Federal, o banco central dos Estados Unidos. A decisão não é ainda oficial nem final, mas a Bloomberg, que cita três fontes conhecedoras do processo, diz que o republicano de 64 anos é o preferido de Donald Trump.
As fontes contactadas pela Bloomberg alertam que a decisão ainda não é final e que o presidente dos Estados Unidos pode mudar de ideias a qualquer altura.
Há várias semanas que a imprensa norte-americana avançou que o presidente dos Estados Unidos iria escolher o sucessor de Yellen até ao início de Novembro (dia 3 parte para uma viagem à Ásia), depois de ter constituído uma "short list" de cinco candidatos onde constava a actual líder da Fed.
Yellen termina o mandato em Fevereiro de 2018 e deverá assim ser substituída por um governador da Fed. Powell ganhou também a corrida a John Taylor, professor da Universidade de Stanford; ao antigo governador da Fed, Kevin Warsh; e a Gary Cohn, conselheiro de Trump na Casa Branca.
Powell, que entrou para a Fed em 2012, é conhecido por ser um defensor de políticas monetárias mais suaves e por isso o seu nome é bem visto em Wall Street. Tem apoiado a política monetária de subidas graduais nas taxas de juro e, segundo a Bloomberg, tem a reputação de ser um pragmático.
Em 2014 foi o responsável pela resposta da Fed ao "flash crash" e trabalhou no Departamento do Tesouro durante a administração de George W. Bush.