Notícia
BCE mantém juros inalterados nos 0,25%
O BCE manteve a política monetária da Zona Euro inalterada na reunião que teve lugar esta quinta-feira, depois do corte inesperado dos juros que efectuou no mês passado.
O Banco Central Europeu (BCE) decidiu manter a taxa de juro de referência para a Zona Euro inalterada nos 0,25%, nível em que se encontra desde a reunião de Novembro.
Os membros do Conselho do BCE decidiram manter a política monetária para a Zona Euro inalterada, na última reunião a ter lugar em 2013. Em Novembro, o BCE anunciou inesperadamente um corte da taxa de juro de referência para a Zona Euro em 25 pontos base para o mínimo histórico de 0,25%.
A decisão que o banco central tomou no mês passado foi marcada pelo abrandamento da taxa de inflação anual para 0,7%, no mês de Outubro. Um nível abaixo da da meta da instituição que almeja uma taxa de juro de longo prazo de 2%.
Na reunião deste mês, Mario Draghi manteve a taxa para a facilidade permanente de depósito junto da autoridade monetária inalterada em 0,00%. O presidente do BCE tem afirmado que vai utilizar todas as ferramentas de que dispõe para combater o risco de deflação na Zona Euro, incluindo a hipótese de cobrar aos bancos para que estes possam depositar parte da sua liquidez junto do BCE.
Os analistas inquiridos pela Reuters antecipam que o BCE irá divulgar uma previsão da inflação para 2014 de 1,3% a 1,4%, na conferência de imprensa com Mario Draghi a ter lugar às 13h30. Uma subida do nível geral dos preços que também fica abaixo da meta de longo prazo da instituição, mas que oferece um menor risco de deflação.
Os analistas prevêem que o responsável máximo pela moeda única irá manter o tom "acomodatício" que tem caracterizado o seu discurso, isto é, que continue a demonstrar disponibilidade para combater o risco de deflação.
A maior parte dos investidores não antecipa qualquer decisão, mas eu creio que o tom de Draghi na conferência de imprensa será acomodatício”, afirmou o estratega da RIA Capital Markets, Nick Stamenkovic, à Reuters.