Notícia
Kremlin: Negociações entre Putin, Hollande e Merkel foram construtivas
As negociações entre os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, França, François Hollande, e da chanceler alemã, Angela Merkel, sobre a crise na Ucrânia foram construtivas, disse hoje o porta-voz do chefe de Estado russo.
O Presidente francês e a chanceler alemã reuniram-se em Moscovo com o chefe de Estado russo, durante perto de cinco horas, para tentar chegar a um acordo sobre a crise na Ucrânia e terminar os combates, tendo ficado acordado elaborar um texto para um futuro plano de paz.
Segundo o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, os contactos para a elaboração do texto vão continuar domingo por telefone entre os três líderes e Kiev.
"Actualmente, está a trabalhar-se na elaboração do texto de um possível documento conjunto para a aplicação dos acordos de paz de Minsk" de Setembro de 2014, disse o porta-voz.
Peskov precisou que o "documento vai incluir as propostas do Presidente da Ucrânia (Petró Poroshenko) e as feitas hoje pelo Presidente russo, Vladimir Putin".
A seguir, acrescentou, o documento vai ser apresentado às partes em conflito para aprovação, referindo a Kiev e aos separatistas pró-russos.
Na quinta-feira, Hollande e a chanceler alemã Angela Merkel reuniram-se em Kiev com o chefe de Estado ucraniano, Petro Perochenko.
A iniciativa de paz franco-alemã, apoiada pelos Estados Unidos e pela União Europeia, decorre 10 meses após o início do conflito que já fez pelo menos 5.300 mortos e que provocou uma crise internacional.
Segundo o porta-voz de Putin, François Hollande e Angela Merkel já deixaram Moscovo.