Notícia
Primeiro-ministro japão vence eleições com "super maioria"
Shinzo Abe conseguiu uma maioria nas eleições que decorreram este domingo, renovando assim o seu mandato à frente do país. Abe já prometeu firmeza em relação à Coreia do Norte.
Shinzo Abe conseguiu em coligação 310 lugares no Parlamento, garantindo assim uma "super maioria", num total de 465 assentos.
Nas primeiras palavras que dirigiu à população, após as eleições deste domingo, 22 de Outubro, deixou claro que agirá com firmeza em relação à Coreia do Norte. "Como tinha prometido na campanha eleitoral, a minha tarefa iminente é agir com firmeza em relação à Coreia do Norte. Para isso, é necessário seguir uma diplomacia forte. Quero reforçar o nosso poder diplomático após a confiança que nos foi dada", afirmou Abe em declarações a um canal de televisão.
"Temos que aceitar esta vitória com humildade", afirmou Abe em declaração à NHK, pedindo também ao seu partido para "esperar pelos resultados definitivos" e "assumir as críticas" que recebeu de muitos votantes.
A vitória permitirá a Abe manter-se na chefia do Governo até 2021 e ver a sua legitimidade reforçada para enfrentar as ameaças da Coreia do Norte, que recentemente disparou dois mísseis que sobrevoaram território do Japão.