Notícia
Yellen prevê que inflação nos EUA só volte ao "normal" no próximo verão
A secretária do Tesouro e antiga presidente da Fed considera, ainda assim, que a inflação elevada atual "preocupa mas não está fora de controlo".
24 de Outubro de 2021 às 18:57
A secretária norte-americana do Tesouro afirmou este domingo que a inflação nos Estados Unidos não deverá baixar para níveis "aceitáveis" antes do verão.
"Espero que aconteça no próximo ano. As taxas mensais da inflação já baixaram substancialmente dos níveis muito elevados que vimos na primavera e início do verão", começou por dizer. "Em termos de variação a 12 meses, a taxa de inflação continuará elevada no próximo ano por causa do que já aconteceu. Mas espero uma melhoria a partir de meados do próximo ano, na segunda metade do ano".
Face a algumas críticas, nomeadamente de Larry Summers, antigo secretário do Tesouro de Bill Clinton, de que a inflação está "descontrolada", Yellen rejeitou essa ideia.
"Acho que está enganado, não penso que estejamos prestes a perder controlo da inflação", defendeu, admitindo, no entanto, que a maior economia mundial atravessa um período de subida elevada dos preços. "É algo que obviamente nos preocupa e acompanhamos, mas não perdemos o controlo", rematou.