Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

EuroAtlantic exige pagamento às Linhas Aéreas de Moçambique

EuroAtlantic Airways rescindiu contrato com a LAM devido ao incumprimento de Moçambique "no pagamento das suas substanciais dívidas financeiras".

Miguel Baltazar
  • ...

A EuroAtlantic Airways anunciou a rescisão do contrato que tinha em vigor com a LAM – Linhas Aéreas de Moçambique (LAM), através do qual operava a rota Maputo.

A companhia, que presta serviços de "wet-leasing" e voos charter, diz que a decisão se deve "ao incumprimento da LAM no pagamento das suas substanciais dívidas financeiras".

Esta tomada de posição da EuroAtlantic Airways surge após LAM ter comunicado, a 23 de fevereiro,  a decisão de suspender as rotas intercontinentais para Lisboa e as regionais para Lusaca e Harare por questões financeiras.

A companhia de bandeira moçambicana apresenta um prejuízo acumulado na ordem dos 21,3 milhões de dólares (20 milhões de euros).

A EuroAtlantic Airwayz, em comunicado, explica que "apenas foi informada da suspensão repentina de todos os serviços nesta rota a 11 de fevereiro de 2025"  e que "mantém o compromisso de proteger os seus interesses comerciais e tomará todas as medidas legais e comerciais necessárias para garantir uma conclusão ordenada do contrato vigente".

Alberto Cossa, porta-voz da LAM, explicou que a ligação Maputo-Lisboa, reintroduzida em dezembro de 2023 pela companhia após uma suspensão de 13 anos, apresentava resultados financeiros desastrosos, materializados num prejuízo estimado em 21 milhões de dólares.

"Confiamos que a LAM irá liquidar, com a máxima urgência, as suas obrigações financeiras pendentes. No entanto, continuamos naturalmente disponíveis para apoiar a LAM no futuro, à medida que a situação evolui, e esperamos poder reforçar a relação que ambas as partes construíram ao longo dos últimos anos", afirma Stewart Higginson, CEO da EuroAtlantic Airways, no referido comunicado.

Ver comentários
Saber mais EuroAtlantic Airways LAM aviação Moçambique
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio