Notícia
Marcelo recebeu Manuel Vicente no Rio de Janeiro
No encontro, que não estava previsto na agenda que foi divulgada da visita de Marcelo Rebelo de Sousa, estiveram também o ministro das Relações Exteriores de Angola e o embaixador de Angola no Brasil.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recebeu hoje o vice-presidente de Angola, Manuel Vicente, durante cerca de uma hora no consulado português no Rio de Janeiro, onde ambos se encontram para a abertura dos Jogos Olímpicos.
No encontro, que não estava previsto na agenda que foi divulgada da visita de Marcelo Rebelo de Sousa, estiveram também o ministro das Relações Exteriores de Angola, Georges Chikoti, e o embaixador de Angola no Brasil, Nelson Cosme.
A Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) foi um "tema cimeiro" no encontro que teve hoje com o vice-Presidente de Angola, além das relações económicas e financeiras.
"Esse foi um tema cimeiro [a CPLP], além das relações bilaterais económicas e financeiras entre Portugal e Angola, que são muito intensas", afirmou aos jornalistas Marcelo Rebelo de Sousa.
"Havendo uma nova estratégia para a CPLP com a presidência brasileira, Angola, tal como Portugal, tem aí um protagonismo muito importante. Portugal faz a ponte, com a União Europeia, e não se esqueçam que Portugal tem defendido o acordo entre a União Europeia e o Mercosul - e Angola tem um papel importante de ponte com a União Africana", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa
"Se queremos uma plataforma entre continentes tem de ser uma plataforma global", declarou o Chefe de Estado português que hoje instou o Brasil a assumir a liderança da CPLP e preconizou para a comunidade um cunho "mais económico".
No encontro com Manuel Vicente estiveram também o ministro das Relações Exteriores de Angola, Georges Chikoti, e o embaixador de Angola no Brasil, Nelson Cosme.
À saída do Palácio de São Clemente, no bairro de Botafogo, Manuel Vicente recusou fazer declarações à imprensa.
O vice-presidente de Angola encontra-se no Rio de Janeiro para a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos, que hoje decorre no estádio do Maracanã.