Notícia
FBI detém treinadores de basquetebol universitário americano e gestor da Adidas
O FBI deteve 10 pessoas, entre eles quatro treinadores da liga NCAA de basquetebol universitário, e ainda um gestor da Adidas no âmbito de uma investigação ao alegado recurso a subornos no recrutamento de jogadores.
A comunicação social norte-americana adiantou esta terça-feira, 26 de Setembro, que o FBI deteve 10 pessoas devido a suspeitas da prática de subornos no recrutamento de jogadores da liga NCAA (liga universitária de basquetebol).
Segundo a CNBC, entre os 10 detidos constam quatro treinadores da liga NCAA e ainda um gestor e representante da Adidas. De acordo com documentos apresentados na segunda-feira no tribunal da comarca de Manhattan, Nova Iorque, em causa estão vários subornos pagos a treinadores e técnicos assistentes da NCAA por forma a que estes exercessem influência junto dos basquetebolistas universitários.
O presidente da NCAA, Mark Emmert, já reagiu dizendo que a natureza das acusações é "profundamente perturbadora" e garantiu que não haverá qualquer tipo de tolerância em relação a este tipo de prática.
Alleged NCAA coach bribery scheme in a nutshell pic.twitter.com/6ehTIdY1HS
— US Attorney SDNY (@SDNYnews) 26 de setembro de 2017
O FBI revelou ontem que esta investigação dura já há dois anos. Em causa estão alegados crimes de esquemas ilegais, fraude e corrupção relacionados com o basquetebol universitário americano.
Os envolvidos neste esquema complexo direccionavam os jogadores para escolas com ligações especiais a determinadas empresas de equipamentos desportivos.
Alleged NCAA coach bribery scheme in a nutshell pic.twitter.com/JyJJ0jeG68
— US Attorney SDNY (@SDNYnews) 26 de setembro de 2017