Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Citius: Plano B para os tribunais já está em curso

Os tribunais começaram esta segunda-feira a receber a lista dos processos para distribuir aos magistrados. Quanto aos novos processos entrados, estão já em condições de ser tramitados normalmente, afirma Paula Teixeira da Cruz.

Miguel Baltazar/Negócios
23 de Setembro de 2014 às 13:34
  • ...

Esta segunda-feira, 22 de Setembro, foram "entregues aos órgãos de gestão das comarcas os ficheiros excel, um por comarca, com a lista dos processos a atribuir aos magistrados. Com e sem apensos. Foram cerca de 1.450 processos", afirmou hoje no Parlamento a ministra Paula Teixeira da Cruz.

 

Segundo a ministra, está, desta forma, em marcha o "plano B", para responder aos problemas com a plataforma informática dos tribunais, o Citius, que deixou de funcionar no início do mês, quando se começou a fazer a transferência dos 3,5 milhões de processos no âmbito da criação das 23 comarcas do novo mapa judiciário.

 

"Para amanhã [quarta-feira, 24] está agendada uma nova lista dos processos a redistribuir. Sem apensos, serão 1.060 processos", prosseguiu a ministra. "Os 44.600 com numeração antiga e respectivos apensos, mais os 700 mil findos, serão objecto de redistribuição a realizar posteriormente."

 

"Indicativamente, o mapeamento que temos é que este plano, para esta semana, permitirá um funcionamento mais normal. Não será ainda a situação definitiva, mas é esta a indicação que nos é dada",  disse Paula Teixeira da Cruz aos deputados.

 

Quanto aos novos processos, que têm vindo a dar entrada, estes estão já a ser tramitados no novo Citius, o Citius V3. Até à data de hoje foram distribuídos 22.612 processos, afirmou a ministra.

 

Já o Citius  V2, era o que estava a funcionar, "por uma questão de segurança, fizeram-se dois back-up e os processos estão lá, é possível visualizá-los e continuarão lá nos próximos oito meses", explicou, referindo que "se o processo apresenta alguma urgência, pode ser dada uma ordem de transferência para o V3 e fica imediatamente tramitável por todos".

 

Paula Teixeira da Cruz está desde manhã na Assembleia da República, na Comissão Constitucional de Direitos, Liberdades  e Garantias, na sequência de um requerimento apresentado pelo grupo parlamentar do PCP para apresentar esclarecimentos sobre os problemas na plataforma informática dos tribunais.

Ver comentários
Saber mais Paula Teixeira da Cruz Parlamento Assembleia da República justiça Citius
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio