Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Mais de 300 contribuintes tiveram benefícios fiscais superiores a 1 milhão de euros

A EDP foi a principal beneficiária de reduções fiscais no ano passado, seguida do município do Porto. Ao todo, foram cerca de 300 contribuintes com benefícios superiores a 1 milhão de euros.

António Mendonça Mendes é o secretário de Estados dos Assuntos Fiscais, que tem vindo a rever os benefícios fiscais em Portugal. Miguel Baltazar
Negócios 31 de Outubro de 2018 às 10:06
  • 3
  • ...

Foram mais de 300 contribuintes, com a EDP e o município do Porto à cabeça, que beneficiaram de benefícios fiscais no ano passado. Ao todo, foram quase 2,6 mil milhões de euros em redução da factura fiscal por um conjunto de 35.419 contribuintes, segundo o Correio da Manhã, citando dados da Autoridade Tributária.

 

Em causa estão, sobretudo, os grandes grupos económicos, bancos e fundações de maior dimensão, já que os benefícios também têm em conta a grandeza da factura fiscal. Em causa estão vários tipos de isenção, a maior sobre o IRC, seguido de isenções em impostos sobre o consumo (ISP e tabaco, por exemplo), incluindo o regime fiscal de apoio ao investimento.

 

A EDP – Gestão de Produção da Energia foi, no ano passado, a maior beneficiária destas vantagens fiscais, na ordem dos 108 milhões de euros, o que o Correio da Manhã explica com a isenção no imposto sobre os produtos petrolíferos concedida às centrais da empresa.

Ainda assim, há outras empresas do Grupo EDP que também contam com benefícios, pelo que a redução da factura fiscal é ainda superior.

 

Ao todo, os perto de 2,6 mil milhões de euros de benefícios fiscais concedidos pelo Estado português à luz dos vários impostos (IMI, IVA e IMT também incluídos) às empresas representam um aumento relativo muito ligeiro, de 85 milhões, face ao exercício anterior.

Ver comentários
Saber mais Grupo EDP Autoridade Tributária benefícios fiscais
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio