Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Governo promete cumprir decisão de isentar de IVA donos de prédios desocupados

"A Autoridade Tributária está a analisar essa decisão do Tribunal de Justiça da União Europeia e, obviamente, que a seu tempo tomará as medidas necessárias para assegurar que é cumprida", afirmou Ricardo Mourinho Félix .

Miguel Baltazar
12 de Março de 2018 às 19:37
  • ...

O secretário de Estado das Finanças disse hoje que o Governo tomará as "medidas necessárias" para aplicar a decisão do Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE), que determina que donos de prédios desocupados não estão obrigados a pagar IVA.

 

"A Autoridade Tributária está a analisar essa decisão do Tribunal de Justiça da União Europeia e, obviamente, que a seu tempo tomará as medidas necessárias para assegurar que é cumprida", afirmou Ricardo Mourinho Félix à saída da reunião dos ministros das Finanças da zona euro, que decorreu hoje em Bruxelas.

 

O secretário de Estado das Finanças, que representa Portugal na reunião dos ministros das Finanças da zona euro desde que Mário Centeno é presidente do Eurogrupo, reagia assim à notícia avançada hoje pelo Jornal de Negócios, segundo a qual o TJUE decidiu que os proprietários de imóveis comerciais, industriais e de serviços para arrendamento não têm de devolver ao Fisco o IVA deduzido caso não consiga colocar os prédios no mercado.

 

O acórdão do tribunal europeu, publicado em Fevereiro, abre também espaço a pedidos de restituição de IVA de vários milhões de euros por parte do sector imobiliário.


Negócios explica o que se passa com a devolução do IVA de prédios desocupados
A carregar o vídeo ...
O sector imobiliário acaba de ganhar uma importante batalha contra o Fisco e o Estado português, que envolve muitos milhões de euros em impostos. Em causa estão as regras de renuncia à isenção de IVA no caso do arrendamento de prédios comerciais, como explica Elisabete Miranda, redactora principal no Negócios.
Ver comentários
Saber mais Ricardo Mourinho Félix Autoridade Tributária secretário de Estado das Finanças Mário Centeno Tribunal de Justiça da União Europeia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio