Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Subida salarial de 0,9% para toda a Função Pública entra em vigor a 1 de janeiro

Decreto-lei do Governo foi publicado esta terça-feira em Diário da República. Todos os funcionários públicos serão abrangidos pela atualização salarial proposta pelo Governo, que fica, no entanto, abaixo da inflação.

O Governo aprovou esta quinta-feira o aumento de 6% no salário mínimo e a atualização de 0,9% nos salários da Função Pública.
Manuel de Almeida/Lusa
08 de Dezembro de 2021 às 10:49
  • 9
  • ...
É oficial. Os salários de todos os funcionários públicos vão subir 0,9%, a partir de 1 de janeiro de 2022. O decreto-lei do Governo que aprova a atualização salarial da Administração Pública foi publicado esta terça-feira em Diário da República, dois dias depois de ter sido promulgado pelo Presidente da República.

O decreto-lei determina que "o valor da remuneração base praticada na Administração Pública é atualizado para o valor da retribuição mínima mensal garantida para 2022". Ou seja, em linha com o aumento da retribuição mínima mensal garantida, "as remunerações base mensais existentes na Administração Pública são atualizadas em 0,9%". 

A subida irá refletir-se nos salários dos funcionários públicos a partir de 1 de janeiro. Para o cálculo deste aumento, o Governo considerou o valor médio da inflação anual registada a 30 de novembro, que se fixou em 1,02%, e deduziu-lhe 0,1 pontos relativos à deflação (descida dos preços ao consumidor) registada no ano anterior. No fim das contas, o valor fica, assim, abaixo da inflação.

A medida, aprovada na reunião da passada quinta-feira do Conselho de Ministros, abrange todos os funcionários públicos, incluindo os trabalhadores de entidades administrativas independentes e de empresas públicas "que não sejam abrangidos por instrumentos de regulamentação coletiva de trabalho em vigor". 

O Governo considera que, com este aumento salarial, o país prossegue uma trajetória de "retoma de valorização geral" da Função Pública que "não se verificava desde 2009". Defende também que "impõe-se continuar o aprofundamento do caminho da valorização dos trabalhadores, da qual a componente salarial é um dos fatores mais relevantes". 

"
Tal como delineado no seu programa, o Governo consolida, assim, a sua opção por uma Administração Pública mais justa e constituída por profissionais motivados, tendo em vista garantir serviços públicos capacitados para dar respostas de qualidade a todos os cidadãos", indica o Governo, no texto introdutório do decreto-lei.
Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio