Notícia
PSD quer divulgação semestral da execução dos investimentos prioritários
Os social-democratas entregaram uma proposta em que pretendem que já em Janeiro o Governo divulgue o grau de realização dos investimentos previstos no PETI, passando a fazer esse balanço a cada seis meses.
O PSD pretende que o Governo divulgue já em Janeiro do próximo ano o grau de realização dos investimentos previstos no Plano Estratégico dos Transportes e Infra-estruturas (PETI), que foi aprovado pelo Executivo de Pedro Passos Coelho, com base na informação a 31 de Dezembro de 2017.
De acordo com a proposta entregue pelos social-democratas de alteração ao Orçamento do Estado (OE) para 2018, a ideia é que o Governo passe ainda a divulgar semestralmente o grau de realização dos investimentos previstos no PETI "com a sua publicação no Portal do Governo e o envio dessa informação para a Assembleia da República".
Os social-democratas pretendem ainda assegurar que o actual Governo dará continuidade aos investimentos previstos naquele plano "através da mobilização das fontes de financiamento públicas, privadas e comunitárias previstas".
Na proposta de aditamento apresentada referem em concreto o lançamento de projectos de investimento como a ampliação do terminal de contentores Sul do porto de Leixões, a expansão do terminal XXI em Sines e o novo terminal de contentores de Lisboa, entre outros projectos previstos para o modo marítimo. Na ferrovia reclamam o lançamento do projecto de modernização/electrificação da linha do Oeste, ramal de Alfarelos.
Na sua proposta defendem ainda que sejam iniciados os projectos de investimentos previstos no PETI como o aumento da eficiência do actual terminal portuário de Alcântara ou a via navegável do Douro, o IP3 Coimbra-Viseu, a modernização da linha de Cascais, entre outros.
Querem ainda a conclusão de projectos como a modernização/electrificação da linha do Minho e o plano de modernização da linha do Norte.