Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Crédito da casa: Governo "avalia" estender isenção de comissão por amortização

A medida, introduzida em novembro de 2022, está atualmente sob avaliação do Executivo. O ministro das Finanças conta divulgar se a isenção se mantém até ao final do ano.

Elevada exposição do mercado de crédito português a taxas variáveis tem levado a um agravamento dos juros da casa há quatro meses. A Euribor está em máximos desde agosto de 2012.
Sérgio Lemos
10 de Outubro de 2024 às 17:41
  • ...

O ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, afirmou esta quinta-feira que está a "analisar" a prorrogação da medida de isenção do pagamento da comissão de reembolso antecipado para as famílias que desejem amortizar os seus créditos à habitação.

O Governo tem até ao final do ano para tomar a decisão relativamente à medida que está em vigor desde novembro de 2022 e que será comunicada através de um decreto-lei. As instituições financeiras estão desde essa data proibidas de cobrar a comissão de reembolso antecipado parcial, ou total, nos contratos de crédito à habitação para aquisição ou construção de habitação própria permanente com taxa de juro variável, independentemente do valor em dívida.

As amortizações antecipadas de crédito à habitação quase duplicaram em 2023 face ao ano anterior, passando de 5,5 mil milhões para 10,1 mil milhões de euros. E as amortizações antecipadas totais - que incluem os contratos finalizados por amortização da dívida do devedor, consolidação de crédito num novo contrato e as transferências de crédito para outra instituição - representaram 83% das amortizações antecipadas no ano passado.

Apesar de o OE 2025 não trazer medidas específicas para limitar o impacto do agravamento do peso da casa nos orçamentos familiares, o Ministério das Finanças já tinha anunciado uma garantia pública para que jovens até aos 35 anos possam ter acesso a financiamento a 100% na compra da primeira casa. Além disso, está em vigor uma isenção de imposto municipal sobre as transmissões onerosas de imóveis (IMT), de imposto do selo e de emolumentos, da qual já usufruíram mais de 4.000 jovens.

Ver comentários
Saber mais Crédito e dívida Joaquim Miranda Sarmento Ministério das Finanças bancos comissões
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio