Notícia
Excedente externo sobe para 3,5 mil milhões até Outubro
O saldo da balança corrente e de capital nos dez primeiros meses do ano superou o registado até Setembro de 2015 e o verificado no mesmo período do ano passado.
A balança corrente e de capital, que mede o saldo externo da economia portuguesa, atingiu um saldo positivo de 3,56 mil milhões de euros nos primeiros 10 meses deste ano, de acordo com os dados publicados esta terça-feira, 22 de Dezembro, no Boletim Estatístico do Banco de Portugal.
Este valor representa um reforço face ao verificado entre Janeiro e Setembro deste ano (2,9 mil milhões de euros) e também do que se registou nos 10 primeiros meses do ano passado (3,47 mil milhões de euros).
Estes números indicam que as contas externas portuguesas apresentaram uma evolução bastante favorável em Outubro, pois só neste mês o excedente aumentou em mais de 600 milhões de euros.
Um comportamento que ficou a dever-se sobretudo à evolução das balanças de bens e serviços. O défice entre importações e exportações de mercadorias baixou para 7,26 mil milhões de euros nos dez primeiros meses deste ano, o que traduz uma melhoria de quase 400 milhões de euros face ao mesmo período do ano passado.
Já nos serviços as exportações excederam as importações em 10,25 mil milhões de euros, o que traduz uma melhoria de quase 300 milhões de euros face ao registado no mesmo período do ano passado.
Na balança de capital o saldo baixou ligeiramente face ao período homólogo, para 1,88 mil milhões de euros, enquanto na balança financeira o excedente subiu para 3,86 mil milhões de euros.
As estimativas do Banco de Portugal apontam para que no final do ano o excedente externo atinja 2,5% do PIB. Até Setembro situava-se em 2,2% do PIB.