Notícia
Inflação em Espanha cai para mínimos de quatro anos
Em Setembro, a inflação em Espanha caiu 0,2% face a Agosto, registando um decréscimo anual de 1,2 pontos percentuais para se fixar 0,3%, o valor mais baixo desde Novembro de 2009. A correcção anual deve-se, principalmente, ao efeito de aumento do IVA, que entrou em vigor em Setembro de 2012.
De acordo com Índice de Preços de Consumo divulgados esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística de Espanha, a inflação caiu 0,2% em Setembro, face a Agosto. Tal queda permite uma correcção do valor em termos anuais, com a taxa de inflação a cair 1,2 pontos percentuais para 0,3%.
Com a queda registada em Setembro, o índice de preços acumula três meses consecutivos de contracção, alcançando o nível mais baixo desde Novembro de 2009, quando também se fixou em 0,3%.
A correcção anual deve-se, principalmente, ao efeito de aumento do IVA, que entrou em vigor em Setembro de 2012, quando se aplicou um aumento de 18% para 21%, na taxa máxima, e de 8% para 10%, na taxa mínima. O aumentou ditou o avanço da inflação para 3,4% há um ano. Também a diminuição dos preços dos alimentos e das bebidas não alcoólicas contribuiu para a redução da taxa de inflação anual.
“A inflação está a cair para níveis onde realmente deveria estar”, afirma Sara Balina, economista-chefe dos Analistas Financeiros Internacionais, à Bloomberg. “O consumo tem decrescido muito mais acentuadamente em Espanha do que em outras economias da Zona Euro”, indica.