Notícia
Alemanha "má" de Trump aumenta exportações acima do esperado
As exportações alemãs cresceram, em Abril, pelo quarto mês consecutivo. os dados são conhecidos duas semanas depois de Trump ter dito que a Alemanha é "má, muito má" para o comércio.
As exportações da maior economia da Europa cresceram, em Abril, pelo quarto mês consecutivo, e mais do que o esperado pelos economistas.
Segundo os dados divulgados esta sexta-feira, 9 de Junho, pelo gabinete federal de estatísticas, as exportações alemãs subiram 0,9% em Abril, quando os economistas consultados pela Bloomberg antecipavam um crescimento mais modesto, de apenas 0,3%.
Com as importações a subirem 1,2% face a Março, o excedente comercial da Alemanha caiu para 18,1 mil milhões de euros.
Os dados são conhecidos duas semanas depois de o presidente norte-americano, Donald Trump, ter criticado a Alemanha por inundar os Estados Unidos com carros, chamando-a de "má, muito má" para o comércio.
"[Os excedentes] Também são causados por factores que não podem, pelo menos directamente, ser influenciados por medidas políticas financeiras na Alemanha, como por exemplo o preço do petróleo ou a taxa de câmbio do euro, e factores estruturais como os desenvolvimentos demográficos", afirmou o porta-voz do governo alemão, Georg Streiter, em resposta ao comentário do presidente dos Estados Unidos.
Esta sexta-feira, o banco central da Alemanha, o Bundesbank, vai actualizar as suas projecções económicas, traçando o cenário que será herdado pelo próximo chanceler do país, depois das eleições legislativas de Setembro.
Em Maio, o banco central antecipou que a economia vai continuar a crescer a um ritmo robusto nos próximos meses, apoiada pela "animada" procura interna e externa.