Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Juncker apresenta no Parlamento o livro branco do pós-Brexit

Há propostas muito ambiciosas e outras menos. O livro branco da Europa no pós-Brexit será apresentado por Jean-Claude Juncker esta quarta-feira no Parlamento europeu.

A vida do seu 'amigo Mário' Soares confunde-se 'com episódios marcantes do processo de construção da União Europeia' e que a Europa perde um pouco de si, salientou o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker. A vida de Mário Soares, disse Juncker, em comunicado, 'confunde-se com a história recente de Portugal e com episódios marcantes do processo de construção da União Europeia'.
Para Juncker, Soares foi 'orgulhosamente português' e 'orgulhosamente europeu', destacando ainda que 'com o seu desaparecimento, Portugal e a Europa perdem um pouco de si'. Numa nota pessoal, Juncker destacou também que 'o meu amigo Mário nunca virou a cara à luta e às responsabilidades de um democrata'. 
O presidente da Comissão Europeia destacou, também, 'a resistência à ditadura e a luta determinada por uma transição do seu país para a democracia', considerando Soares 'símbolo e artífice deste processo'. 'Mário Soares contribuiu para tornar irreversível um processo de democratização que alastraria pelo Sul da Europa e que colocou Portugal, mas também Espanha e Grécia, no caminho da adesão ao projecto europeu, âncora desses valores democráticos', considerou. 'A vida de Mário Soares deixa-nos na altura em que celebramos os 30 anos da adesão de Portugal à então Comunidade Económica Europeia onde, sem surpresa, é o seu nome que consta do tratado de adesão', escreveu.
Negócios 28 de Fevereiro de 2017 às 19:05
  • ...
O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, vai apresentar esta quarta-feira, 1 de Março, no Parlamento europeu o livro branco com as opções para reforçar a União no pós-Brexit, revelou o porta-voz da instituição, citado pela Reuters.

Juncker pretende, segundo escreve a agência noticiosa, que alguns estados reforcem a cooperação, já que existe o receio de que depois da saída do Reino Unido haja cortes europeus nos subsídios para alguns países.

Na quarta-feira à tarde, Juncker apresentará no Parlamento Europeu o livro branco, com quatro ou cinco "caminhos para a unidade" ou "avenidas alternativas para a cooperação a 27". Juncker pretende começar a dar opções aos 27 estados que permanecerão na União no pós-Brexit, para que se comecem a discutir na cimeira de 25 de Março, em Roma, que marcará os 60 anos do bloco europeu.

"Depois da cimeira de Roma, queremos lançar um debate público sobre as opções... isto é sobre as pessoas e estamos muito esperançados de que os líderes lancem esse processo", declarou o porta-voz de Bruxelas, Margaritis Schinas.

Um diploma em Bruxelas explicou à Reuters que as opções, abrangentes, vão desde deixar as coisas como estão, a propostas mais abrangentes como reforçar as ligações entre os estadoso-membros em matérias económicas e políticas, e num campo ainda mais ambicioso criar uma espécie de federalismo europeu.
Ver comentários
Saber mais Juncker Parlamento Europeu Brexit
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio