Notícia
Brexit faz disparar pedidos de cidadania alemã
O número de britânicos que conseguiram cidadania alemã subiu de 600, em 2015, para 2.865 em 2016, ano do referendo sobre a saída do Reino Unido da UE.
As autoridades germânicas concederam a cidadania alemã a um número recorde de britânicos no ano passado, um aumento que estará relacionado com a decisão do Reino Unido de abandonar a União Europeia.
Segundo os dados revelados esta terça-feira, 13 de Junho, pelo gabinete federal de estatísticas, 2.865 cidadãos britânicos receberam a cidadania alemã no ano passado, o que compara com 600 no ano anterior.
Os dados do gabinete de estatísticas mostram que menos de 4% dos britânicos que viveram mais de dez anos na Alemanha pediram cidadania, o que sugere que este forte crescimento está relacionado com o Brexit.
Com o divórcio entre o Reino Unido e a UE previsto para Março de 2019, a "corrida" aos passaportes alemães denota a incerteza dos cidadãos sobre as futuras relações do país com o bloco regional, adensadas com as eleições do passado dia 8 de Junho, que resultaram na perda da maioria absoluta dos conservadores liderados por Theresa May.
Segundo a Bloomberg, entres os cidadãos das maiores economias europeias, só os italianos ultrapassaram os britânicos na corrida à cidadania alemã, com 3.597 pedidos.
Dos 110.400 estrangeiros nacionalizados no ano passado, o maior grupo foi da Turquia, seguidos pelos polacos, ucranianos, kosovares e romenos. Os britânicos ocuparam o 10.º lugar.