Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BCE alerta para relaxamento do Pacto de Estabilidade

Benoît Coeuré, membro da comissão executiva do Banco Central Europeu (BCE), criticou as propostas dos líderes do centro-esquerda na Europa para relaxar as regras da União Europeia sobre o défice público, em declarações publicadas este domingo por um jornal alemão.

Bloomberg
22 de Junho de 2014 às 17:30
  • ...

"O Pacto de Estabilidade e Crescimento não pode ser relaxado ao ponto de perder a sua credibilidade", afirmou o responsável ao Frankfurter Allgemeine Sonntagszeitung, citado pela agência de notícias francesa (AFP).

 

"Não vamos repetir os erros de 2003", quando a Alemanha e a França violaram as rígidas regras orçamentais, afirmou Benoît Coeuré ao jornal conservador.

 

No debate sobre como reavivar as economias atingidas pela crise, países como a França e a Itália apelaram a maior flexibilidade e a mais tempo para corresponder às condições do Pacto de Estabilidade.

 

De acordo com as regras da União Europeia, os défices públicos (a diferença entre as receitas e as despesas dos governos) não devem ultrapassar o limite de 3% do Produto Interno Bruto (PIB) anual.

 

Já a dívida acumulada não deve ultrapassar os 60% do PIB, também de acordo com o Pacto de Estabilidade e Crescimento.

 

O ministro da Economia alemão, o social-democrata Sigmar Gabriel, sugeriu recentemente que os países em dificuldades económicas recebam alguma folga em termos das regras orçamentais enquanto colocam as suas finanças públicas em ordem.

Ver comentários
Saber mais Pacto de Estabilidade e Crescimento Alemanha França Benoît Coeuré Pacto de Estabilidade União Europeia Produto Interno Bruto
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio