Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Zelensky reúne-se com Scholz em Berlim

Presidente da Ucrânia está reunido esta manhã com o primeiro-ministro alemão. Antes, num encontro com o Presidente alemão, Zelensky defendeu que o país demonstrou ser um “aliado fiel.

É a primeira visita de Zelensky à Alemanha desde o início da guerra Michele Tantussi/Reuters
14 de Maio de 2023 às 10:32
  • 2
  • ...

O Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky está este domingo na Alemanha, estando reunido com o primeiro-ministro Olaf Scholz.

Trata-se da primeira visita à Alemanha desde o início da invasão russa e acontece depois de o governo de Scholz ter anunciado que quer entregar novas armas à Ucrânia no valor de 2.700 milhões de euros.

Segundo o Der Spiegel, o chanceler alemão deu as boas-vindas a Zelensky na chancelaria, tendo o Presidente ucraniano sido recebido com honras militares.

Na conferência de imprensa conjunta, Olaf Scholz expressou o apoio da Alemanha à Ucrânia. "Já o disse muitas vezes e repito-o aqui hoje: Iremos apoiar-vos enquanto foi necessário", afiançou.

Na rede social Twitter, o Presidente ucraniano também agradeceu o apoio dado pelos alemães.



Antes, Volodymyr Zelensky encontrou-se com o Presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier, no Palácio de Bellevue onde deixou uma forte mensagem no livro de visitas da Presidência alemã. "No momento mais desafiante da historia moderna da Ucrânia, a Alemanha demonstrou ser um verdadeiro amigo e fiel aliado ", escreveu. "Juntos venceremos e devolveremos a paz à Europa", sublinhou.

Quando chegou à Alemanha, Zelensky publicou uma pequena nota no Twitter

.

No sábado, Zelensky esteve em Roma, onde se reuniu com o Papa Francisco, no Vaticano. Após o encontro com o Sumo Pontífice, o Presidente da Ucrânia deu uma entrevista
 à televisão italiana RAI onde afirmou que respeita o Papa Francisco, mas que a Ucrânia não precisa de mediadores, a propósito de relatos de um plano de paz secreto do Vaticano.

 

"Com todo o respeito por Sua Santidade, não precisamos de mediadores, precisamos de uma paz justa", disse Zelensky numa edição especial do programa Porta a Porta, segundo a agência noticiosa ANSA.

(notícia atualizada às 11h22 com declarações da conferência de imprensa conjunta entre Scholz e Zelensky)

Ver comentários
Saber mais Alemanha Presidente Ucrânia Volodymyr Zelensky Olaf Scholz política guerra invasão Ucrânia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio